quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

VAI COMEÇAR O CARIOCÃO!

Janeiro, verão, pré-carnaval, praia e sol – apesar de a chuva estar mais frequente do que de costume. O que falta para o cardápio de diversões do Rio de Janeiro ficar completo? Agora mais nada, afinal, vai começar o Cariocão!

O amigo pode estar com a impressão de que este Carioca de 2012 será esvaziado, devido à atenção prioritária que Vasco, Fluminense e Flamengo pretendem dar à Libertadores. Concordo que, por este motivo, o Botafogo se torna o favorito para conquistar a Taça Guanabara, 1º turno do Campeonato, porém, quando a cobra pegar o charuto cubano e começar a fumar, ou seja, na hora dos clássicos decisivos ou na iminência de uma desclassificação precoce, tenho certeza de que clube nenhum se poupará. Até porque a torcida não poupará vexames e derrotas para os grandes rivais.

Sempre que estou diante de argumentos europeizados contra a disputa dos Estaduais, em geral, e do Carioca, em particular, conto um caso que vivi para provar a paixão do torcedor por este tipo de competição. Corriam os primeiros meses de 2010 e o Botafogo caminhava a passos fortes para levantar o Carioca, fato que acabaria por se confirmar em alguns dias. O grande pilar da conquista alvinegra foi o centroavante Loco Abreu, essencial para o triunfo, que pôs fim a uma sequência de três títulos seguidos do Flamengo sobre o próprio Botafogo. Neste momento, chega às bancas de jornal Brasil afora o álbum de figurinhas da Copa do Mundo daquele ano, grande diversão para todas as idades. Perto de completar a minha coleção, fui a um ponto de encontro em um bairro vizinho para trocar e comprar os cromos que me faltavam. Foi então que surgiu o seguinte diálogo com um senhor que possuía tantas figurinhas que cheguei a cogitar se ele não tinha Panini no sobrenome.


- Bom dia, quanto custa cada uma? – perguntei sorrindo pela chance ver meu álbum completo em poucos minutos.
- 50 centavos os jogadores e dois reais os escudos brilhantes – respondeu, para, logo em seguida, completar – mas Kaká, Rooney, Cristiano Ronaldo e Loco Abreu são mais caros.

Pois é, amigos, em menos de um semestre Loco Abreu se tornou tão importante para o torcedor carioca quanto os maiores jogadores do planeta naquele momento. O motivo? Seus gols marcados no Campeonato Carioca. Esta é apenas uma das muitas histórias que me fazem estar esfregando as mãos na espera de mais um capítulo deste eterno best-seller chamado Cariocão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário