quinta-feira, 24 de abril de 2014

A VANTAGEM IMPOSTA


Já há algum tempo ganhou tom de verdade absoluta futebolística que em um confronto de ida e volta é melhor ser visitante primeiro e anfitrião depois. Dito de outro modo, jogar os últimos 90 de um duelo de 180 minutos em casa se tornou uma vantagem inegável. E realmente seria?

O grande benefício de ser mandante na segunda partida de uma mata-mata é estar ao lado da torcida nos momentos derradeiros. Este, porém, é um benefício bem relativo, pois uma combinação entre resultado desfavorável e atuação ruim no caminhar do jogo de volta inquieta o antes esperançoso torcedor e o apoio das arquibancadas tem grandes possibilidades de se transformar em desestabilizadoras vaias.

Outro dito ponto positivo de mandar a partida de volta é entrar em seu próprio campo já sabedor do resultado que precisa fazer para se classificar. Ora, bolas, onde está a vantagem em saber, por exemplo, que é necessário vencer por três, quatro ou cinco gols de diferença? Para um time de psicológico fraco, como são muitos no futebol brasileiro, a necessidade de golear para passar de fase é suficiente para desorganizá-lo taticamente, fragilizá-lo tecnicamente e esgotá-lo fisicamente.


A intenção aqui não é a de inverter os polos, ou seja, decretar que é melhor jogar a primeira partida em casa e a segunda fora. Ser visitante na volta também tem seus problemas. Na verdade, vantagem mesmo seria um time poder olhar para si próprio, para o seu departamento médico, para o calendário da competição (com o intuito de compará-lo com outros torneios simultâneos), para o adversário e para a casa do adversário (altitude? caldeirão? viagem longa?) e decidir qual seria a ordem do mando de campo que ele considera mais vantajosa. Isso sim seria vantagem, não a imposição que atualmente é feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário