quinta-feira, 17 de abril de 2014

VAI COMEÇAR O BRASILEIRÃO! VAI MESMO?


Estamos a menos de dois meses de ter em nossos gramados o mais importante torneio do futebol: a Copa do Mundo. Na Europa, a Champions League promete duelos de tirar o fôlego para os próximos dias, enquanto as Ligas Inglesa e Espanhola vivem uma reta final dos sonhos para os que pelos seus clubes torcem ou não. Pelas próximas semanas, Cruzeiro, Grêmio e Atlético Mineiro se dedicarão de corpo e alma à Libertadores. E, para completar, as finais dos Estaduais ainda estão na boca do povo, com equívocos de arbitragem, goleadas sonoras e triunfos improváveis. No meio disso tudo, vai começar o Campeonato Brasileiro.

É triste ver o desleixo como é tratado o principal torneio tupiniquim. O intuito aqui não é apresentar soluções para o problema, como medidas organizacionais, ações de marketing, possibilidades de mudanças de calendário, criações de comissões técnicas, jurídicas e de arbitragem, estabelecimento de planos para fiscalização dos estádios e dos torcedores que estes irão frequentar... O objetivo não é listar o que poderia ter sido feito para melhorar a competição, mas mostrar indignação com o fato de nada ter sido feito neste sentido.

Assusta como a CBF, do novo (Novo? Ele não mandava antes?) presidente Marco Polo del Nero, é incapaz de resolver questões simples. Se desde muito se tem motivos para duvidar da integridade dos dirigentes da Confederação, há algum tempo as dúvidas apontam também para a capacidade profissional destes. Será que a entidade nada faz porque os seus membros pensam apenas nos próprios benefícios ou porque eles realmente não possuem ideia do que fazer para colocar o principal Campeonato do país historicamente mais admirado do futebol mundial no seu devido lugar? Um pouco de cada. Ou pior, muito de cada.

E assim, meio que camuflado, vai começar o Brasileirão. Pelo menos os seus jogos vão começar, pois quando ele será assunto nas esquinas, mesas de bares, telefones celulares e reuniões familiares é uma previsão impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário