quinta-feira, 3 de abril de 2014

COPA LIBERTADORES 2014 - FASE DE GRUPOS - EMELEC X FLAMENGO


Emelec 1 x 2 Flamengo – Estádio George Capwell, Guayaquil (Equador)

Flamengo supera Emelec com gol no apagar das luzes e depende de uma vitória simples na última rodada para avançar na Libertadores.

Pelo retrospecto recente como visitante na Libertadores (cinco derrotas e um empate nos últimos seis jogos antes do apito inicial) e pelos revezes nesta edição do torneio, seria presunçoso para o Flamengo pensar em uma vitória por dois ou mais gols diante do Emelec, vitória esta que o permitiria jogar pelo empate contra o León, na última rodada, para se classificar.

Porém, bastou a bola rolar para o Rubro-Negro ver que não tinha nada a temer. Ainda mais depois que o zagueiro equatoriano Nasuti meteu a mão na bola dentro da área aos 7 minutos e Alecsandro, com tranquilidade de sobra, inaugurou o placar. O relógio andava e nada de pressão do Emelec. E esse foi o grande mérito da boa etapa inicial do Fla: não permitir que o anfitrião se inflamasse.

Disse boa etapa inicial do Fla, mas poderia ter sido ótima. Faltou trabalhar com mais qualidade o punhado de oportunidades que teve para contra-atacar. A retaguarda equatoriana se mostrava mais esburacada que queijo suíço e deu ao Rubro-Negro todo o espaço necessário para matar o jogo. Não matou, e o Emelec cresceu.

Cresceu exatamente após Paulinho desperdiçar mais um contragolpe, cara a cara com o goleiro Dreer, no início do segundo tempo. Depois de quase uma hora sem entrar em sintonia com sua agitada torcida, o Emelec se empolgou, começou a dar trabalho pelos lados do campo e chegou ao empate aos 19, através do centroavante Stracqualursi, que converteu com força o pênalti cometido por Welinton em Caicedo.

Tudo apontava para uma pressão equatoriana. Que nada. Apesar da determinação e de passar mais tempo no campo de ataque, o Emelec seguiu a tropeçar nas próprias limitações técnicas e com enormes dificuldades para produzir tramas ofensivas. E não foi só isso. Seguiu também deixando brechas na defesa para o Flamengo explorar.

Assim, nos acréscimos, Negueba descobriu um ótimo lançamento e Paulinho, sem firulas, sacramentou o triunfo rubro-negro. Pelo que se viu nos 90 minutos, não seria exagero dizer que o Flamengo teve tudo para sair de campo com uma vitória por mais de dois gols.

Emelec: Dreer; Narváez, Guagua, Nasuti e Bagüi; Eddy Corozo (Caicedo), Quiñonez, Mena e Giménez (Charcopa); Mondaini (Bolaños) e Stracqualursi. Técnico: Gustavo Quinteros.


Flamengo: Felipe; Welinton (Chicão), Wallace, Samir e João Paulo; Muralha (Recife) e Amaral; Gabriel, Everton (Negueba) e Paulinho; Alecsandro. Técnico: Jayme de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário