quinta-feira, 10 de abril de 2014

FRED E OS “TORCEDORES DO BEM”


O gol de Fred, o quinto da goleada sobre o Horizonte que classificou o Fluminense para a segunda fase da Copa do Brasil, foi um gol qualquer se levarmos em consideração apenas o que acontece dentro das quatro linhas, pois o jogo já estava decidido e ele nasceu de uma jogada caduca. Mas para o futebol brasileiro como um todo, foi um verdadeiro gol de placa. Foi um gol que simbolizou o rompimento de um dos maiores nomes da história recente (e não recente) do Tricolor Carioca e o torcedor organizado.

Quando o arremate de Fred cruzou a linha fatal, os torcedores que não fazem parte das organizadas (e que o centroavante nomeou de “torcedores do bem”) comemoraram e entoaram o famoso “O Fred vai te pegar!”. Os torcedores organizados, porém, arredondaram a boca e vaiaram o centroavante. No momento que o escritor Eduardo Galeano magistralmente chamou de o “orgasmo do futebol”, quem mandou a bola para a rede foi vaiado.

Fred anunciou o rompimento com a torcida organizada do Fluminense após ser perseguido, no meado da semana, por cerca de 20 marmanjos. Não é a primeira vez que estes fundamentalistas da bola se fazem valer de violência (física ou não) para demonstrar insatisfação com as atuações e a vida privada do camisa nove. Desta vez, para o bem do futebol, Fred decidiu enfrentar os malfeitores.

Abre parêntese. Nem todos os torcedores organizados são prejudiciais ao futebol, mas seria impossível, em termos de atitude, romper apenas com os que são. Fecha parêntese.

A atitude do artilheiro de dedicar seus gols apenas aos “torcedores do bem” é mais do que simbólica. De agora em diante, toda vez que Fred fizer um gol (e ele ainda fará muitos), os amantes da violência, os principais responsáveis pelo esvaziamento dos estádios, os sanguessugas disfarçados de apaixonados saberão que aquele gol não foi para eles.

Se mais jogadores abraçarem a causa – e se todos os jogadores abraçarem a causa! –, nunca mais estes destruidores sentirão o doce gosto de comemorar uma rede balançada, uma defesa milagrosa, um carrinho perfeito, um drible mágico, um passe precioso... E assim, partirá dos jogadores a atitude de enfrentamento que dirigentes de clubes e entidades futebolísticas e autoridades políticas jamais tiveram coragem para tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário