domingo, 27 de março de 2011

AMISTOSO INTERNACIONAL - BRASIL X ESCÓCIA

Brasil 2 x 0 Escócia – Emirates Stadium, Londres (ING)


Com dois gols e uma grande atuação do Neymar, o Brasil não encontrou problemas para bater a Escócia e reencontrar a vitória após duas derrotas consecutivas.


Para o amistoso, Mano Menezes decidiu mandar o Brasil à campo esquematizado em um 4-3-3 com: Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Elano; Jádson, Neymar e Leandro Damião. Algumas vezes o Jádson saía da ponta-direita para o meio e deixava de realizar o papel de terceiro atacante, mas no geral a Seleção contou com um tripé ofensivo. Pelo lado dos escoceses, um cauteloso 4-1-4-1 para tentar segurar Neymar e cia escalado com: Mc Gregor; Hutton, Caldwell, Berra e Crayney; Adam; Brown, Morrison, Mc Arthur e Whittaker; Miller.


A primeira análise que costumo realizar após uma partida amistosa da nossa Seleção é se o confronto foi válido para o crescimento do nosso time. Neste duelo, apesar da grande fragilidade dos escoceses, pode-se dizer que o amistoso foi positivo para a equipe do Mano Menezes principalmente por dar familiaridade com a camisa amarela para jogadores como Neymar – que parece conhecer a “Amarelinha” desde o berço – o garoto são-paulino Lucas, Leandro Damião, Jádson e outros.


Com a pelota rolando, o Brasil dominou o duelo integralmente e alternou momentos de maior e menor pressão sobre o rival. No 1º tempo, a Seleção criou raízes no campo de ataque e conseguiu arquitetar duas excelentes oportunidades de gols em um arremate do Jádson de dentro da área e uma cabeçada do Leandro Damião que tocou no travessão, ambas em assistências do Elano, que realizou bela etapa. Quem também esteve bem nos primeiros 45 minutos foi o Neymar, que sempre aberto pela esquerda incomodou a defesa escocesa e, aos 41 minutos, abriu o placar finalizando com perfeição uma bola que não era nada fácil.


Logo nos primeiros segundos após o intervalo, o Brasil esteve perto de aumentar a vantagem a partir de uma tática que deu certo praticamente todo o jogo: a marcação no campo de ataque. Primeiro, quando o relógio ainda nem marcava 1 minuto, Lucas roubou a redonda e Neymar arrancou para chutar de fora da área no travessão. Poucos segundos depois foi a vez de Ramires aproveitar bobeada da apavorada defesa escocesa e quase sacudir o barbante. Até os 25 minutos, o Brasil ainda foi perigoso em um arremate torto do Ramires, que surgiu após bela jogada do Jádson com o Daniel Alves, e em nova cabeçada do Leandro Damião, que entende bastante do assunto bola aérea. No entanto, a Seleção passou a se tornar mais impetuosa e com presença ofensiva após a primeira substituição realizada pelo Mano Menezes, a entrada do são-paulino Lucas no lugar do Jádson, aos 26 minutos. Muito participativo e com jogadas sempre verticais, Lucas aterrorizou os escoceses e recheou ainda mais o seu cartão de visitas que começou a ser apresentado no Sul-Americano Sub-20. O segundo gol da vitória brazuca saiu aos 31 minutos, em pênalti sofrido e convertido pelo Neymar, o nome do jogo. Com o 2 x 0 no placar, ainda restou tempo para o ex-gremista Jonas desperdiçar duas boas chances.


Muito se repete que os jovens Lucas, Neymar e Leandro Damião possuem idade olímpica. No entanto, apesar de eu considerar a busca pelo inédito ouro olímpico de suma importância, estes jogadores devem ser pensados como sendo da equipe principal. No difícil amistoso de junho contra a Holanda e na Copa América da Argentina a Seleção irá necessitar bastante do futebol destes garotos. E eu confio cada vez mais neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário