quinta-feira, 24 de março de 2011

COPA LIBERTADORES 2011 - FASE DE GRUPOS




Fluminense 3 x 2 América (MEX) – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Os “Guerreiros Tricolores” venceram a primeira batalha! Com uma atuação repleta de garra, vontade e suor, o Fluminense superou os problemas defensivos e venceu o América por 3 x 2, em duelo que além de emocionante contou com o retorno triunfal do meia Deco.

Para este jogo essencial para o Fluminense na Libertadores, o treinador interino fixo Enderson Moreira – existe este cargo? – mandou a equipe à campo organizada em um 4-4-2 com dois volantes e dois meias e a seguinte escalação: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Digão e Júlio César; Diguinho, Valencia, Souza e Conca; Fred e Emerson. Pelo lado mexicano, o técnico Carlos Reinoso não pôde contar com um dos principais craques do time, o goleiro Ochoa, convocado para a Seleção Mexicana, e o América entrou em campo esquematizado no 4-3-2-1 com: Navarrete; Layún, Cervantes, Valenzuela e Rojas; Pardo, Rosinei e Olivera; Montenegro, Sánchez e Vuoso.

O confronto ainda nem havia ganhado uma cara quando o torcedor tricolor recebeu o primeiro motivo para ficar desesperado. Aos 14 minutos, após um chutão para frente, o goleiro Ricardo Berna trombou com o zagueiro Digão em lance digno dos “Trapalhões” e a redonda sobrou livre para o Sánchez abrir o placar. Os tricolores partiram para cima do árbitro e do bandeira, pedindo falta sobre o goleiro Flu, mas o fato é que o lance foi limpo e o juiz acertou ao confirmar o tento. A desvantagem no escore tinha tudo para deixar os jogadores do Flu mais nervosos do que deveriam, porém o empate não tardou a chegar. O relógio marcava 20 minutos quando Conca alçou a pelota na área e Gum a cabeceou para o fundo do gol. Daí até o final da 1ª etapa, o Fluminense controlarou as ações ofensivas, apesar de não levar perigo ao goleiro Navarrete. O melhor momento do Flu, aquele no qual a virada esteve mais próxima, ocorreu após os 40 minutos, quando Souza arriscou um belo arremate de fora da área e obrigou o Navarrete a trabalhar. No entanto, provando que o Tricolor não poderia deixar de ter atenção defensiva na etapa final, o meia Montenegro quase marcou o segundo gol mexicano, aos 45 minutos, depois de receber a pelota dentro da área.

Para o 2º tempo, o Fluminense retornou com o mesmo onze inicial, porém o treinador Enderson teve que realizar uma alteração logo aos 7 minutos, quando Mariano se contundiu e deu lugar o Deco, com o Souza sendo deslocado para a lateral-direita. Esta modificação seria responsável pela vitória tricolor, mas antes disso o torcedor ainda teria mais motivos para arrancar as unhas. A partida transcorria sem nenhuma das equipes conseguir arquitetar uma oportunidade de gol, com o Fluminense conseguindo apenas cruzar bolas na área e o América se defendendo sem encaixar um contra-golpe. Foi neste panorama que, aos 27 minutos, Sánchez avançou pela direita, cruzou a pelota na área e Ricardo Berna e Digão novamente falharam, com o goleiro apenas assistindo a redonda passar e o zagueiro empurrando-a para o próprio gol. Desta vez foi digno do seriado “Chaves”.

Só restava ao Fluminense atacar com tudo e, se Rafael Moura havia entrado poucos minutos antes no lugar do cansado Emerson, agora seria a vez de Araújo substituir o improdutivo Júlio César. E o Fluzão conseguiu o que se desenhava muito improvável e virou o placar em dois ótimos lances do meia Deco. Primeiro, o luso-brasileiro colocou a redonda cheia de açúcar na cabeça do Araújo, aos 34 minutos, e o atacante empatou o duelo. Depois, já aos 42 minutos, Deco aproveitou um desvio de cabeça do Fred e uma bobeada da defesa rival para tocar a bola com muita inteligência por cima do goleiro e dar a vitória ao Fluminense.

A situação do Fluminense ainda é bastante difícil, já que os dois próximos jogos serão fora de casa. Porém, a primeira das três batalhas já foi superada, e o atual Campeão Brasileiro tem tudo para conseguir, mais uma vez, realizar um feito que parecia impossível.

Um comentário:

  1. Era pro Fluminense fazer 5x0,mas foi muita de sincronia do Digão com o Berna.O time do América jogou muito mal e se não abrir o olho o Flu vai roubar a vaga.

    http://sofredorfc.blogspot.com/

    ResponderExcluir