quinta-feira, 17 de março de 2011

COPA DO BRASIL 2011 - 2ª FASE

Fortaleza 0 x 3 Flamengo – Castelão, Fortaleza (CE)

Com muita autoridade e tranquilidade o Flamengo bateu o Fortaleza por 3 x 0 e conquistou a vaga para a fase oitavas de final da Copa do Brasil.

De maneira até certo ponto surpreendente, Luxemburgo decidiu mandar o Flamengo à campo organizado no esquema da moda pelo mundo, o 4-2-3-1, com: Felipe; Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado e Willians; Thiago Neves, Ronaldinho e Renato; Wanderley. Pelo lado do Fortaleza, o treinador Flávio Araújo escalou sua equipe no 4-4-2 com: Fabiano; Rovieri, Plínio, Gilmak e Guto; Régis, Marcos Paulo, Bismarck e Luciano Araújo; Reginaldo Júnior e Léo Andrade.

O Fortaleza até iniciou a partida apresentando um razoável futebol ofensivo, dando trabalho ao goleiro Felipe logo aos 2 minutos, em um bom arremate do Bismarck, conseguindo segurar a pelota no campo de ataque e incomodando nos escanteios. Até o relógio apontar 20 minutos, o Flamengo não havia conseguido organizar sequer uma trama ofensiva com a bola rolando, levando perigo à defesa tricolor apenas em uma falta cobrada pelo Ronaldinho que o zagueiro David finalizou para fora. No entanto, bastou o tripé de meias rubro negro acertar sua primeira jogada para conseguir chegar às redes, quando Ronaldinho deu passe para Thiago Neves e este uma linda assistência para o Renato mandar uma bomba – de pé direito! – e abrir o placar. Em desvantagem no escore, o Fortaleza sumiu do campo ofensivo, e como o Flamengo não estava disposto a forçar o ritmo o duelo foi para o intervalo com o placar de 1 x 0.

A 2ª etapa, que iniciou com o Renato mandando um arremate que passou perto do poste, foi um espelho da segunda metade do 1º tempo, ou seja, contou com um Fortaleza sem ter idéia de como arquitetar uma jogada de ataque e o Flamengo dominando o jogo mesmo sem se esforçar para isto. Foi neste panorama que, aos 14 minutos, Ronaldinho cruzou a bola na área, Thiago Neves errou uma finalização de voleio e a redonda sobrou livre para Wanderley a empurrar para o fundo do gol. Com o placar que desejava, a vitória por dois gols que elimina o jogo de volta, o Flamengo apenas esperou o tempo passar, sendo incomodado apenas em um chute longo do zagueiro Gilmak que o Felipe se equivocou e rebateu para o meio da área. Já no fim do confronto, Luxemburgo sacou o Thiago Neves, que a cada rodada que passa se torna mais essencial para a equipe, e colocou o Diego Maurício. Resultado: o “Drogbinha” entrou voando, deu passe para o zagueiro Welinton quase sacudir o barbante e deixou sua marca após grande lance do Ronaldinho. Apesar de não ter buscado o jogo com a frequência das partidas anteriores, Ronaldinho participou das três jogadas de gols do Rubro Negro e, portanto, foi importantíssimo para o triunfo.

Sem a necessidade do jogo de volta, o Flamengo ganha mais tempo de treinamento, o que será de grande valia para o Luxemburgo decidir qual deve ser a formação de ataque da equipe. O fato é que mesmo sem a definição do titular entre Negueba, Bottinelli e Wanderley, o Fla permanece invicto na temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário