domingo, 20 de março de 2011

CAMPEONATO CARIOCA 2011 - TAÇA RIO - 4ª RODADA



RESULTADOS
Nova Iguaçu 1 x 2 Duque de Caxias
Americano 2 x 1 Madureira
Volta Redonda 2 x 1 Macaé
Olaria 1 x 0 América
Fluminense 0 x 2 Boavista
Cabofriense 0 x 0 Flamengo
Bangu 0 x 1 Resende
Vasco 2 x 0 Botafogo

Vasco 2 x 0 Botafogo – Engenhão

Na estréia do Diego Souza o Vasco realizou uma grande partida e venceu o Botafogo por 2 x 0. Com o triunfo, o Cruzmaltino assumiu a liderança do Grupo A da Taça Rio e, para a maior alegria do seu torcedor, deixou o Flamengo fora da zona de classificação.

A opção escolhida pelo treinador Ricardo Gomes para encaixar o Diego Souza na equipe vascaína foi colocar o estreante no comando do ataque. Sendo assim, o Vasco entrou em campo esquematizado no 4-3-1-2 com: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramón; Eduardo Costa, Rômulo e Felipe; Bernardo, Éder Luís e Diego Souza. Pelo Botafogo, Joel Santana adotou um esquema semelhante ao do rival, iniciando a partida com: Jefferson; Lucas, João Felipe, Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Somália, Rodrigo Mancha e Arévalo Ríos; Éverton, Herrera e Loco Abreu.

Os primeiros 45 minutos de jogo foram completamente dominados pelo Vasco, que, se não foi um primor ofensivo, apresentou um futebol muito melhor do que o Botafogo. Dois foram os principais pontos ofensivos do 1º tempo vascaíno. O primeiro está na boa atuação do sistema defensivo que conseguiu anular a principal arma de ataque do Botafogo, a bola alçada na área buscando o Loco Abreu. O outro ponto positivo do Vasco foi a dinâmica ofensiva apresentada pela equipe, que arquitetou oportunidades de gols de diversas maneiras. Teve linda assistência do Bernardo que o Éder Luís chutou em cima do Jefferson, avanço do Eduardo Costa que terminou com um chute cruzado que o Diego Souza quase desviou para o fundo das redes, lindo passe do Ramón para o Éder Luís obrigar o Jéferson a mais uma difícil defesa, cabeceada do zagueiro Anderson Martins após cóner cobrado pelo Bernardo, e, por fim, chute longo e perigoso do Ramón. Resumo da ópera: enquanto o Vasco apresentou boa produtividade ofensiva, apesar de pecar nas finalizações, o Botafogo foi um verdadeiro sertão no seu campo de ataque, conseguindo apenas um chute longo do Arévalo Ríos e um gol do Herrera em impedimento corretamente assinalado.

Para a 2ª etapa, ambas as equipes retornaram com o mesmo onze inicial, com o Botafogo apresentando um poder de ataque um pouco maior. No entanto, o “Glorioso” estava tão mal, mas tão mal, que a leve melhora não foi suficiente para assustar o goleiro Fernando Prass. Por outro lado, o Vasco, mesmo sem o mesmo ímpeto de antes do intervalo, abriu o placar aos 13 minutos, quando o estreante Diego Souza aproveitou uma falha gigante da dupla João Felipe / Márcio Rosário, driblou o goleiro Jefferson e empurrou a redonda pro fundo do gol. Joel Santana rapidamente substituiu os improdutivos laterais Lucas e Márcio Azevedo por Caio e Marcelo Mattos e assim o Botafogo tentaria o empate utilizando Caio e Somália pelas laterais. No entanto, a vantagem no escore fez um bem danado ao Vasco, que conseguiu controlar o jogo com facilidade e ampliou o placar aos 25 minutos em um golaço de meia bicicleta do Éder Luís, após cruzamento do Bernardo e desvio do Dedé.

Com 2 x 0 no placar, o Botafogo conseguiu a façanha de se desorganizar mais ainda na busca pelo improvável empate. Nos últimos 15 minutos do duelo, o Vasco esteve mais perto de ampliar o marcador do que o Botafogo de diminuí-lo, com Diego Souza, Bernardo e Felipe Bastos não chegando às redes por pouco, enquanto o Fogão só produziu uma boa jogada, finalizada para fora pelo Somália.

Além dos três pontos conquistados, essa vitória no clássico foi importantíssima para o moral do elenco vascaíno. Como também foi muito importante a boa estréia do Diego Souza, que se apresentar o futebol de seus melhores dias tem tudo para se tornar um grande ídolo do torcedor vascaíno.

JOGADA RÁPIDA!

- Sem contar com a dupla Ronaldinho / Thiago Neves, o Flamengo não conseguiu ser produtivo o suficiente para marcar um golzinho no Cabofriense e saiu de campo com o placar mudo. Será que o Rubro Negro se tornará uma equipe tão dependente da sua dupla de craques?

- No sábado, o “borbulhante” Fluminense foi derrotado por 2 x 0 pelo Boavista. Duas constatações não podem deixar de ser feitas: o Fluminense está destruído psicologicamente e o Boavista possui um ótimo time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário