quarta-feira, 2 de março de 2011

TAÇA GUANABARA É TÍTULO!

Olá amigos do FUTEBOLA!

Todos sabem que em discussões futebolísticas são raras as vezes onde a razão prevalece sobre a emoção. No entanto, creio que a relação entre o torcedor carioca e a tradicional Taça Guanabara deveria ser mais racional. Menos de três dias foi o suficiente para os rivais do Flamengo no Rio de Janeiro repetirem aos borbotões que o Rubronegro não conquistou nenhum título, mas sim venceu o 1º turno do Estadual – mesmo com os jogadores recebendo medalhas e troféu após a conquista. E é neste ponto que falta razão ao torcedor.

Hoje, o mesmo flamenguista que vai à banca comprar o pôster de Campeão da Taça Guanabara 2011, menosprezava, no ano passado, a conquista do Botafogo. Da mesma maneira que Fluminense e Vasco também já tiveram suas conquistas de Taça Guanabara desvalorizadas pelos seus rivais.

Criada em 1965 para decidir qual o clube carioca disputaria a Taça Brasil, a Taça Guanabara faz parte do Cariocão desde 1972, com exceção de 1980 quando foi disputada separadamente. Momentos inesquecíveis não faltam nestes quase 50 anos desta competição. Vamos a alguns deles.

Ainda sem fazer parte do Carioca, em 1967, Botafogo e América decidiram o torneio em um Maracanã com mais de 80 mil torcedores. Pelo lado dos vermelhos, Antunes e Edu, grandes craques e irmãos de Zico, eram os destaques, enquanto no Fogão os que davam as cartas eram Manga, Gérson e Jairzinho. A palavra “emocionante” não é suficiente para descrever este jogão de bola, que terminou com a vitória do “Glorioso” por 3 x 2, com três gols do ainda garoto Paulo Cézar Caju.

Em 1975, o Fluminense apresentava para o público carioca a primeira versão da “Máquina Tricolor”, com, Félix, Marco Antônio, Edinho, Zé Mário, Mário Sérgio, Manfrini. A estrela do time? Rivelino, que acabara de ser contratado junto ao Corinthians, onde apesar de atuações memoráveis nunca conquistara um título. Pelo Fluzão, Rivelino já chegou levantando o caneco da Taça Guanabara, sendo essencial ao marcar o gol que deu ao Tricolor a vitória sobre o América na finalíssima.

Pouco mais de 10 anos depois, em 1986, o Maracanã recebia mais de 120 mil torcedores para assistir a um histórico “Clássico dos Milhões” valendo o título da Taça Guanabara. Campeões do Mundo em 1994 com a Seleção Brasileira, Jorginho, Aldair, Bebeto, pelo Flamengo, Mazinho e Romário, pelo Vasco, estavam em campo. E foi o “Baixinho” que, ainda garoto, com apenas 20 anos de idade, decidiu o confronto marcando os dois gols da vitória cruzmaltina por 2 x 0.

Paulo Cézar Caju, Rivelino, Romário... Gênios da bola que nunca menosprezaram a Taça Guanabara. Assim como Ronaldinho Gaúcho, um jogador que já venceu uma Copa do Mundo, uma Champions League, dois prêmios de melhor do mundo da FIFA e poucas vezes demontrou tanta felicidade como neste último domingo. Quando conquistou o título da Taça Guanabara.

Um comentário: