terça-feira, 1 de março de 2011

PREMIER LEAGUE 2010/2011 - CHELSEA X MANCHESTER UNITED




Chelsea 2 x 1 Manchester United – Stamford Bridge, Londres

Em jogo válido pela 18ª rodada da Premier League, e que havia sido adiado devido àquela onda de neve que assolou a Inglaterra no final de 2010, o Chelsea venceu o Manchester United em um baita jogo e, além de voltar a zona da Champions League, ajudou o rival londrino Arsenal.

Os primeiros 15 minutos do duelo envolvendo as equipes que conquistaram os últimos seis canecos ingleses foi de grande equilíbrio, com o Anelka aparecendo bem pelo Chelsea e o United levando perigo em uma bela tabela entre o Evra e o Hernández. No entanto, após este período inicial os “Diabos Vermelhos” conseguiram maior controle da posse de bola e criaram raízes no campo ofensivo, apesar de não assustarem o goleiro Peter Cech. Deve-se ressaltar que entre o minuto 15 e o 35, ou seja, durante 20 minutos, o setor de meio-campo do Chelsea foi engolido pelo rival, com Ramires, Essien, Lampard e Malouda apenas tentando cumprir tarefas defensivas, sendo que o Lampard merece maior destaque negativo por ser o principal responsável por arquitetar as tramas ofensivas da equipe, missão que esteve longe de cumprir. E foi neste panorama de um United com domínio territorial que, aos 29 minutos, Rooney acertou um belo arremate de fora da área e abriu o marcador.

Com a vantagem no placar, o United não esperou nem o 2º tempo para recuar e tentar explorar apenas os contra-ataques, adotando esta postura ainda nos últimos 10 minutos da 1ª etapa, o que quase resultou no gol de empate do Chelsea, com o zagueiro Vidic salvando a pátria vermelha em cima da linha. O confronto voltou do intervalo com a mesma cara do final da etapa inicial, ou seja, com o Chelsea buscando o empate e o United demasiadamente retraído. O resultado? Os “Blues” empataram o escore, aos 8 minutos, com o zagueiro brazuca David Luiz, que, diga-se de passagem, realizou ótima partida. Com o placar igual, os treinadores começaram a buscar alternativas para a vitória, com Drogba e Zhirkov entrando no Chelsea e Giggs e Berbatov no United. E, apesar de o United ter tentado voltar a ser efetivo ofensivamente em duas jogadas do Rooney, as modificações foram favoráveis ao anfitrião. O relógio marcava 32 minutos quando o zagueiro Smalling cometeu falta no Zhirkov dentro da área e, na cobrança de pênalti, Lampard sacudiu o barbante. O gol marcada pelo Lampard, que até então era figura nula no gramado, foi o gol da vitória, pois o Chelsea não encontrou problemas para segurar a redonda no campo ofensivo e impedir o rival de atacar, chegando até a acertar a trave em finalização do Zhirkov. Vale citar aqui a ótima entrada do Drogba, aos 16 minutos da 2ª etapa. Na aproximadamente meia hora em que esteve em campo, o marfinense conseguiu ser mais produtivo e útil do que o Anelka, que saíra para sua entrada, e o Fernando Torres, que atuou todos os 90 minutos e nada fez.

Como dito anteriormente, esta vitória recolocou os “Blues” na zona de classificação para a Champions League e tornou o Campeonato uma incógnita, já que o Arsenal se encontra a apenas 4 pontos do líder Manchester United e possui um jogo a menos. Vai pegar fogo na “Terra da Rainha”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário