segunda-feira, 14 de março de 2011

FIGURINHA CARIMBADA - SIDNEY PULLEN




NOME Sidney Pullen

DATA DE NASCIMENTO 14 de julho de 1885

FALECIMENTO na década de 50

POSIÇÃO

Atuou em diversas posições, dentre elas de center-half e de inside-foward, o que podemos aproximar, grosseiramente, para volante e meia, respectivamente.

CLUBES
Paissandu – RJ (1910 a 1914)
Flamengo (1914 a 1925)

SELEÇÃO BRASILEIRA

3 jogos

TÍTULOS
Campeonato Carioca – 1912 – Paissandu
Campeonato Carioca – 1914, 1915, 1920 e 1921 – Flamengo

DESTAQUES

- Em seus primeiros anos de existência no Brasil, o futebol foi enormemente influenciado pelos ingleses. Não era para menos, já que os ingleses são os “Pais do Futebol” e o esporte começou a se desenvolver por aqui quando Charles Miller retornou de seus estudos na Inglaterra, em 1894, com duas bolas debaixo dos braços e, como ele disse para seu pai, “graduado em futebol”. Nas duas primeiras décadas do século XX, não eram somente jogadores britânicos que desfilavam por nossos gramados, mas também existiam “clubes britânicos”, como o São Paulo Athletic Club, que conquistou os três primeiros Campeonatos Paulistas, o Rio Cricket and Athletic Association e do Paissandu Cricket Club, estes dois no Rio de Janeiro. E é justamente no Paissandu que se inicía a história do nosso “Figurinha Carimbada” da vez, Sidney Pullen.

- Nascido em Southampton, em 1885, Sidney Pullen chegou no Brasil ainda criança, após seu pai ser transferido para uma fábrica no Rio de Janeiro. Com apenas 15 anos de idade, em 1910, ele já defendia as cores do Paissandu e, dois anos mais tarde, entrou para a história ao conquistar o Campeonato Carioca de 1912 pelo clube azul e branco. E este não foi um campeonato qualquer. Com certeza você já deve ter escutado ou lido a frase: “O Flamengo nasceu do Fluminense”. Pois é verdade. No final de 1911, após o Fluminense levantar mais um caneco estadual, oito integrantes decidiram sair do clube e fundar uma seção de futebol no Clube de Regatas do Flamengo, ou seja, o Flamengo que disputou a Carioca de 1912, foi praticamente o Fluminense Campeão de 1911. No entanto, o Paissandu esteve impossível em 1912, com destaques para o inside-foward, como chamavam na época, Sidney Pullen e para o centroavante Harry Robinson, autor de 26 dos 64 gols da equipe no torneio. O Flamengo? Teve que se contentar com o vice-campeonato.

- Se 1912 havia sido um ótimo ano para Sidney Pullen, 1913 não ficaria atrás. Em 1910, aquele que era talvez o principal clube amador da Inglaterra, o Corinthians – que inspirou a fundação do Sport Club Corinthians Paulista – esteve no Brasil em excursão. Os ingleses venceram todos os seus jogos e ainda obtiveram goleadas impressionantes, mesmo se levarmos em consideração o nível do futebol que era jogado por aqui e na “Terra da Rainha”. Um exemplo: Corinthians 10 x 1 Fluminense. Em 1913, o Corinthians voltou ao Brasil em nova excursão, contudo a história foi diferente e desta vez eles retornaram para casa com uma derrota na bagagem. No dia 21 de agosto, a Seleção do Rio de Janeiro, contando com uma atuação inesquecível de Sidney Pullen, conquistou uma Vitória – assim mesmo, com “V” maiúsculo - por 2 x 1. Vejam o que o Jornal do Commercio escreveu sobre a apresentação de Sidney Pullen: “O centro de avante dos brasileiros Mimi, Welfare e Sidney excedeu a toda a expectativa. Estes elementos, quer collectiva, quer individualmente foram de uma actividade à toda prova”. Uma curiosidade: o goleiro do selecionado carioca neste triunfo foi Harry Robinson, o mesmo que fora artilheiro do Carioca de 1912 pelo Paissandu.

- Em 1914, o Paissandu abandonou a prática do futebol e Sidney Pullen foi defender as cores do Flamengo, chegando ao clube junto com seu pai, Hugh Pullen, que mais tarde se tornaria tesoureiro do clube. Foi Hugh Pullen o responsável por importar da Alemanha o uniforme com as cores vermelho, preto e branco e que ficou conhecido como cobra coral. Devido à 1ª Guerra Mundial, o Flamengo decidiu retirar o branco do uniforme, pois vermelho, preto e branco eram as cores da bandeira alemã. De acordo com o livro “Um jogo inteiramente diferente”, o anglo-brasileiro Sidney Pullen (anglo por parte do pai e por ter nascido em Southampton e brasileiro por parte da mãe) foi de considerável influência para a retirada do branco do uniforme flamenguista.

- A história de Sidney Pullen no Flamengo não está relacionada somente com as cores e o uniforme da equipe. Dentro de campo, o craque jogou uma barbaridade e foi um dos principais jogadores da equipe enquanto esteve por lá. Dentre todos os canecos conquistados por ele pelo Fla – de acordo com o site flamengo.com.br foram nada menos do que 16 – os destaques ficam por conta dos quatro Cariocas. Vestindo a camisa rubronegra, Sidney Pullen se sagrou duas vezes Bicampeão Estadual, a primeira em 1914/1915 e a segunda em 1920/1921. Uma curiosidade sobre este grande personagem do mundo da bola: entre os dois Bicampeonatos citados acima, Sidney Pullen lutou pela Inglaterra na 1ª Guerra Mundial.

- As excelentes atuações de Sidney Pullen nos títulos estaduais de 1914 e 1915 o credenciaram a disputar o Campeonato Sul-Americano de 1916, disputado em Buenos Aires, pela Seleção Brasileira. De acordo com a obra “O negro no futebol brasileiro”, escrito pelo Mario Filho, a Seleção encontrou enormes dificuldades para convencer os organizadores do torneio sul-americano que Sidney Pullen era brasileiro: “Os argentinos não acreditaram que um brasileiro tivesse aquele nome bem inglês, aquela cara mais inglesa ainda”. Contudo, nem mesmo a presença de Sidney Pullen em campo evitou que o Uruguai conquistasse o primeiro Sul-Americano de Seleções da história. Vale ressaltar que Sidney Pullen é o único anglo-brasileiro que já vestiu a camisa da nossa Seleção.

REFERÊNCIAS

Um Jogo Inteiramente Diferente – Aidan Hamilton
O Negro no Futebol Brasileiro – Mario Filho
Enciclopédia da Seleção – Ivan Soter

Nenhum comentário:

Postar um comentário