sexta-feira, 11 de março de 2011

ENTREVISTA COM O EX-ZAGUEIRO GONÇALVES

Olá amigos do FUTEBOLA!

Hoje o blog tem o prazer de postar uma ótima conversa com o ex-zagueiro Gonçalves, que marcou seu nome na história do Botafogo através da conquista de importantes títulos, como o Brasileirão de 1995, e disputou a Copa do Mundo de 1998 com a camisa “canarinho”. Vamos ao bate-papo!

FUTEBOLA: Primeiramente, você poderia falar um pouquinho sobre sua passagem pelo Botafogo?

GONÇALVES: Foi uma passagem muito legal. Uma época em que nós conseguimos ajudar o clube a resgatar a autoestima do seu torcedor com a conquista do Campeonato Brasileiro em 1995, o que eu acho o título mais importante da história do clube. E depois, os outros anos que se sucederam, com outros títulos como o Campeonato Estadual, Torneio Rio-São Paulo, Taça Guanabara, Taça Rio, torneios internacionais. Foi uma época marcante para o torcedor, o meado dos anos 90, com conquistas. O clube forma torcida através de conquistas e este é o legado que fica de nossa passagem pelo clube, destes seis anos que eu defendi o Botafogo.

FUTEBOLA: Foram seis anos de Botafogo, passagens por Flamengo e Seleção Brasileira. Durante sua carreira, quem foi o seu melhor parceiro de defesa?

GONÇALVES: Com o Gottardo eu tive uma relação de confiança e de trabalho muito legal. Ele esteve comigo nas finais do Estadual de 1990 e do Brasileiro de 1995 e foi um jogador com quem eu pude aprender muito durante o tempo de trabalho. Até hoje nós temos uma boa amizade. Profissionalmente foi um zagueiro que marcou. Eu também tive na Seleção o prazer de jogar ao lado do Aldair durante três anos, ele que havia começado comigo no Flamengo.

FUTEBOLA: A sensação de estar em uma Copa do Mundo é a de estar em um torneio importante, difícil, onde a pressão é muito grande, ou é uma sensação que você nunca imaginou viver?

GONÇALVES: É uma sensação de fascínio mesmo, porque só estando numa Copa do Mundo que você tem noção do que representa. Você sente realmente a paixão mundial pelo futebol, a responsabilidade e a importância de defender o seu país. O jogador pode sonhar e imaginar jogar pela Seleção, jogar uma Copa do Mundo, mas só realmente vivendo isso é que se tem a dimensão exata do que significa. Considero que a Copa do Mundo é o ápice da carreira de qualquer jogador profissional e realmente é o evento mais importante do mundo a nível esportivo.

FUTEBOLA: Qual o atacante que fazia você dormir mal na véspera de enfrentá-lo?

GONÇALVES: Existiam bons atacante na minha época. Eu enfrentei duas ou três vezes o Iván Zamorano, um atacante chileno que estava fazendo sucesso no Real Madrid e era muito difícil de se marcar. O próprio time da França também, que a gente teve a oportunidade de jogar um ano antes da Copa em um torneio na França, com Zidane e Thierry [Henry]. São equipes com atacantes de nome. Jogando pela Seleção Brasileira você tem que respeitar, mas eles também têm que te respeitar muito. Sempre tive muita confiança no trabalho, indenpendente da altura. Quando enfrentamos a Noruega, eles tinham um atacante com dois metros de altura, eu era muito mais baixo do que ele e, felizmente, no jogo ele não teve nenhuma chance de gol de cabeça. Eles acabaram vencendo o jogo por uma situação de bola parada, no pênalti que o Junior Baiano fez, mas este é o exemplo de que futebol é onze contra onze, independente da força física, da estatura. Você tem que confiar em você e fazer tudo legal.

3 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista, Diano, perguntas bem elaboradas e com respostas inteligentes.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Gabriel!

    A próxima também está bem legal, será com o xerifão Wilson Gottardo.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Diano,podemos fazer um troca de links entre nossos blogs?

    sofredorfc.blogspot.com

    ResponderExcluir