domingo, 27 de março de 2011

CAMPEONATO CARIOCA 2011 - TAÇA RIO - 5ª RODADA




RESULTADOS


Olaria 2 x 0 Nova Iguaçu / Boavista 0 x 0 Botafogo / América 1 x 2 Duque de Caxias / Resende 5 x 2 Macaé / Cabofriense 0 x 1 Americano / Bangu 2 x 1 Volta Redonda / Flamengo 3 x 3 Madureira / Fluminense 0 x 0 Vasco


Fluminense 0 x 0 Vasco – Engenhão


Em um duelo de baixo nível técnico, Vasco e Fluminense empataram sem gols pela 5ª rodada da Taça Rio. Em termos de tabela, o resultado foi melhor para o Vasco, que se manteve na liderança do Grupo A, enquanto o Fluminense se encontra fora da zona de classificação para a próxima fase.


Precisando dos três pontos para encostar no Botafogo e no Olaria, o treinador Enderson Moreira mandou o Fluminense com força máxima para o clássico, esquematizado no 4-2-2-2 e escalado com: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Digão e Júlio César; Valencia, Diguinho, Souza e Conca; Emerson e Fred. Pelo lado vascaíno, Ricardo Gomes decidiu deixar o centroavante recém contratado Alecsandro no banco, repetiu o 4-3-1-2 da vitória sobre o Botafogo e a equipe foi à campo com: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo e Felipe; Bernardo, Éder Luís e Diego Souza.


Do apito inicial até a parada técnica, ou seja, até aproximadamente 20 minutos de jogo, o Fluminense se postou melhor em campo, anulou as ações ofensivas do Vasco e arquitetou duas boas oportunidades de abrir o placar, uma em chute longo do Conca e outra com o Fred, após córner cobrado pelo Souza. Porém, depois do bate-papo com os treinadores, o Vasco voltou muito melhor que o rival e ganhou o controle do clássico. Com o tripé de volantes cruzmaltino, formado por Rômulo, Eduardo Costa e Felipe, dominando o setor de meio-campo e o Bernardo começando a entrar para o jogo, as chances de gols vascaínas não tardaram a aparecer. Até o apito final, o Vasco chegou perto de abrir o placar em arremate do Bernardo, em uma tabelinha pela direita do Bernardo com o zagueiro Anderson Martins, em um contra-ataque iniciado depois de um passe errado do Conca e que terminou com o Éder Luís mandando uma bomba no travessão e, por último, em uma ótima jogada do Rômulo com o Diego Souza que o Bernardo finalizou para linda defesa do Ricardo Berna. Diante das péssimas atuações de peças importantes como Conca, Fred e Mariano, fica fácil entender a fraquíssima 1ª etapa do Flu.


Para o 2º tempo, o treinador Enderson Moreira decidiu sacar o Souza e escalar o Deco, na esperança de que o luso-brasileiro mudasse a cara da equipe, como fez no duelo de quarta-feira pela Libertadores. Porém, o Fluminense nada mudou ofensivamente e continuou sem um pingo de criatividade. Como o Vasco caiu de produção em relação aos primeiros 45 minutos, conseguindo apenas um arremate torto do Éder Luís, aos 24 minutos, o jogo perdeu em emoção e em nível técnico. Nos primeiros 30 minutos desta etapa final, Ricardo Gomes realizou três alterações no Vasco e buscou mudar o sistema ofensivo da equipe, sacando Bernardo, Felipe e Éder Luís para as entradas de Alecsandro, Jeffeson e Leandro. Além de não conseguir aumentar o poder ofensivo de sua equipe, Ricardo Gomes ainda assistiu o Fluminense viver seu melhor momento na partida. Nos últimos 15 minutos de jogo, sempre com arremates longos ou da entrada da área, o Tricolor assustou o goleiro Fernando Prass por quatro vezes, sendo duas com o Júlio César, uma com o Deco e uma com o Conca, mas estas finalizações não foram suficientes para tirar o zero do placar.


Como citado anteriormente, o empate acabou sendo melhor para o Vasco que saiu de campo como líder do equilibrado Grupo A. Já o Fluminense, precisará trabalhar bastante durante esta semana, pois se repetir o volume ofensivo apresentado neste clássico encontrará muitas dificuldades nas sequências do Carioca e da Libertadores.


ENQUANTO ISSO, EM SÃO PAULO...


- No “Clássico Majestoso”, vencido pelos são-paulinos por 2 x 1, o goleiro-artilheiro Rogério Ceni fez história. O São Paulo batia o Corinthians por 1 x 0 quando, aos 8 minutos da 2ª etapa, Rogério cobrou uma falta com sua precisão característica e marcou seu centésimo gol na carreira. Fico muito feliz em poder presenciar este momento que entra para os anais do futebol brasileiro e mundial. Deixo aqui as congratulações para este genial goleiro e verdeiro mestre das bolas paradas. Parabéns, Rogério Ceni!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário