sábado, 28 de setembro de 2013

JOGOS HISTÓRICOS DO BRASILEIRÃO - INTERNACIONAL X CRUZEIRO - 1975

Internacional 1 x 0 Cruzeiro

Campeonato Brasileiro 1975 – Final

14 de dezembro de 1975

Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

Público: 82.568

Internacional: Manga; Valdir, Figueroa, Hermínio e Chico Fraga; Caçapava, Paulo César Carpegiani e Falcão; Valdomiro (Jair), Flávio e Lula. Técnico: Rubens Minelli.

Cruzeiro: Raul; Nelinho, Morais, Darci Menezes e Isidoro; Piazza, Zé Carlos e Eduardo (Souza); Roberto Batata (Eli), Palhinha e Joãozinho. Técnico: Zezé Moreira.

Gol: Figueroa (Internacional), aos 11’ do 2º tempo

Alguns confrontos ficam para sempre por um gol. Outros, por atuações memoráveis do goleiro, a antítese do gol. Alguns são mais especiais por valerem título. E ainda tem os que colocam frente a frente verdadeiras constelações de craques. Pois a decisão do Brasileirão de 1975, entre Internacional e Cruzeiro, se tornou inesquecível por todos estes ingredientes. Os colorados contavam com Manga, Figueroa, Carpegiani, Falcão, Valdomiro, Lula e Flávio. Os celestes tinham Raul, Nelinho, Piazza, Zé Carlos, Roberto Batata, Palhinha e Joãozinho. Não é exagero dizer que os mais de 80 mil presentes ao Beira-Rio presenciaram um embate entre verdadeiras Seleções. E para a felicidade da maioria destes, o xerifão chileno Figueroa, aos 11 minutos da segunda etapa, subiu de cabeça para marcar o único gol da partida. Se os gols que valem canecos já são inesquecíveis por conta própria, este foi ainda mais por uma participação especial da natureza. Ao subir para cabecear, Figueroa se encontrava no único espaço do gramado que tinha o privilégio de estar iluminado pelo sol. Daí a história o eternizar como “Gol Iluminado”. Mas, justiça seja feita, muito do lugar do “Gol Iluminado” na eternidade se deve a três defesas monumentais realizadas pelo goleiro Manga – duas delas em arremates vindos da assustadora perna direita de Nelinho –, que garantiram ao Internacional seu primeiro título do Brasileirão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário