quarta-feira, 11 de setembro de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - BOTAFOGO X CORINTHIANS - 1972

Botafogo 2 x 1 Corinthians

Campeonato Brasileiro de 1972 – Semifinal

20 de dezembro de 1972

Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Público: 68.065

Botafogo: Wendell; Valtencir, Brito, Osmar e Marinho Chagas; Carlos Roberto e Nei Conceição; Zequinha (Ferretti), Jairzinho, Fischer e Ademir Vicente (Dorinho). Técnico: Sebastião Leônidas.

Corinthians: Ado; Zé Maria, Baldocchi, Luis Carlos e Pedrinho; Tião, Sicupira e Nélson Lopes; Rivellino, Paulo Borges e Marco Antônio Visgo (Vaguinho). Técnico: Duque.

Gols: Nélson Lopes (Corinthians), aos 8’ do 2º tempo; Jairzinho (Botafogo), aos 15’ do 2º tempo;  Nei Conceição (Botafogo), aos 38’ do 2º tempo.


Mil novecentos e setenta e dois. Época em que o futebol brasileiro ainda vendia o circo, e não os artistas. Todos os nossos grandes craques desfilavam por gramados tupiniquins, e o Brasileirão desse ano, por exemplo, contou com os 21 nomes que haviam feito história no México, em 1970, ao conquistar a Copa do Mundo de forma mágica. Com tanta gente boa de bola, o torcedor se deliciava a cada rodada com jogos do mais elevado quilate. Um deles foi o duelo de alvinegros que ocorreu na semifinal, entre Botafogo e Corinthians. O Fogão de Brito, Marinho Chagas e Jairzinho “Furacão” tinha a vantagem de jogar em casa, no Maracanã. O Timão de Ado, Zé Maria e Rivellino “Patada Atômica”, a de poder empatar para se classificar. E o Corinthians ficou bem próximo da decisão quando, aos 8 minutos da 2ª etapa, Nélson Lopes abriu o placar. Para reverter a situação, a estrela solitária botafoguense precisaria brilhar como nos seus mais áureos tempos. E foi justamente o que ocorreu. Jairzinho, aos 15, e Nei Conceição, aos 38, viraram o escore e garantiram o Bota na finalíssima do campeonato. No fim, o Fogão acabaria com o vice, após um empate mudo com o Palmeiras de Ademir da Guia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário