sábado, 21 de setembro de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - CORINTHIANS X CRUZEIRO - 1998

Corinthians 2 x 0 Cruzeiro
 
Campeonato Brasileiro 1998 – Terceiro jogo da final
 
Morumbi, São Paulo (SP)
 
Corinthians: Nei; Índio, Batata (Cris), Gamarra e Silvinho; Vampeta, Rincón, Ricardinho (Amaral) e Marcelinho Carioca; Mirandinha (Dinei) e Edílson. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
 
Cruzeiro: Dida; Gustavo (Alex Alves), Marcelo Djian, João Carlos e Gilberto; Valdir (Marcelo Ramos), Djair, Ricardinho (Caio) e Valdo; Müller e Fábio Júnior. Técnico: Levir Culpi.
 
Gols: Edílson (Corinthias), aos 25' do 2º tempo e Marcelinho Carioca (Corinthians), aos 35' do 2º tempo.
 
Sem exagerar nem um pouco, o Corinthians de 1998, treinador pelo Wanderley Luxemburgo – ainda escrito assim, com “W” e “Y” – tinha um cracaço em cada posição de linha: na defesa era o paraguaio Gamarra, que acabara de se consagrar na Copa do Mundo por atuações brilhantes e nenhuma falta cometida. No meio-campo, Marcelinho Carioca, que conquistou de tudo e mais um pouco pelo Timão. Já no ataque, Edílson apagava os resquícios do passado palmeirense e infernizava toda e qualquer defesa a sua frente. Para completar, o Alvinegro do Parque São Jorge também contava com Vampeta, Ricardinho, Rincón e o amuleto Dinei... um timaço, que realizou a melhor campanha da primeira fase, passou por Grêmio e Santos e chegou a decisão para enfrentar o Cruzeiro de Gottardo, Valdo, Muller e Fábio Júnior, uma equipe que era, como diria João Saldanha, “carne de pescoço”. Os empates nas duas primeiras partidas da final mostraram que quem quisesse ser o campeão precisaria deixar todo seu futebol no Morumbi, no último confronto decisivo. E o Corinthians deixou cada gotinha. Mesmo com a vantagem do empate, o Timão teve uma atuação de gala e com gols de Edílson e Marcelinho levou o segundo Brasileirão de sua história. 

Um comentário:

  1. Final, épica!
    Uma final entre o campeão do 1º e 2º turno, não seria interessante e mais justo?!

    ResponderExcluir