terça-feira, 17 de setembro de 2013

O UM E O NOVE

Duas atitudes relativamente recentes do treinador do nosso escrete nacional reforçaram uma ideia que sempre foi bem sólida em minha cabeça: dentre todos os onze componentes de um time, são o goleiro e o centroavante os que mais necessitam de confiança para render o que deles se espera.

Ainda no calor da vitória histórica sobre a Espanha, na decisão da Copa das Confederações, Fred, que começara a competição pressionado por um jejum de gols, agradeceu a Felipão, que lhe prometera manter como titular até o fim do torneio independente de qualquer circunstância. O resultado da decisão de Scolari todos se lembram.

Mais recentemente, Felipão confirmou em entrevista que “entre os três goleiros do Mundial, Júlio César tem um lugar”. Decretar a convocação de Júlio com tamanha antecedência é uma atitude com a clara intenção de dar confiança ao goleiro, que defenderá, nesta temporada, a última antes da Copa, um time da segunda divisão inglesa.

Já não é mais novidade que a estrutura psicológica de uma equipe de futebol requer cuidados. E vou mais longe, amigos: a considero tão importante para o desempenho de um time quanto as estruturas técnica, tática e física. E pensando no dinâmico e imprevisível jogo que ocorre dentro das quatro linhas, ninguém necessita de mais confiança do que os camisas um e nove.

São eles, goleiros e centroavantes, os responsáveis pelos momentos os quais apenas um toque na bola pode determinar uma vitória e, no mais extremo, um título. Uma falha é o inferno. Um acerto, o céu. Tudo o que fazem, para o bem ou para o mal, ganha proporções sem limites. Em um esporte onde a coletividade impera, eles são os que mais vivenciam momentos individuais.

Foi justamente por ser conhecedor do pandemônio que é a cabeça dos homens responsáveis por evitar e por fazer gol – “o orgasmo do futebol” segundo Eduardo Galeano – que Felipão adotou medidas fortes para os deixar mais confiantes. Com Fred o resultado foi o melhor possível. Com Júlio César, o inapelável tempo nos responderá.

Um comentário:

  1. Ótima analise! Ainda não entendo o porque de muitos questionarem o time, quando o goleiro é eleito o melhor da partida. E refiro-me na vitória!? www.assuntodofutebol.com.br

    ResponderExcluir