sábado, 7 de setembro de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - BAHIA X FLUMINENSE - 1988

Bahia 2 x 1 Fluminense

Campeonato Brasileiro 1988 – segundo jogo da semifinal

Fonte Nova, Salvador (BA)

12 de fevereiro de 1989

Público: 110.438 pagantes

Bahia: Ronaldo; Tarantini, Newmar, Claudir e Edinho; Paulo Rodrigues, Zé Carlos e Bobô; Gil Sergipano, Charles e Marquinhos. Técnico: Evaristo de Macedo.

Fluminense: Ricardo Pinto; Carlos André, Édson Mariano, Edinho e Eduardo; Jandir, Donizete e Paulo Andreolli; Cacau (Sílvio), Washington e Romerito (Zé Maria). Técnico: Sérgio Cosme.

A Fonte Nova nunca recebera tanta gente como naquele 12 de fevereiro de 1989: inacreditáveis 110.438 pagantes, número que – somado aos 30 mil que ficaram fora do estádio – ilustrava o momento especial vivido pelo Bahia. Três décadas depois de derrotar o Santos de Pelé e conquistar a Taça Brasil de 1959, o Tricolor de Aço se colocava, uma vez mais, como protagonista no cenário nacional ao chegar a semifinal do Brasileiro de 1988. O adversário baiano na lutava pela vaga na decisão era o Fluminense do ícone tricolor Edinho, do craque paraguaio Romerito e do goleador Washington, que apenas dois minutinhos após o apito inicial já abria o placar para o Flu. Com o empate sem gols no Maracanã, no jogo de ida, o Bahia do treinador Evaristo de Macedo não tinha outra alternativa que não a de se lançar ao ataque. Ainda na etapa inicial, aos 20, Bobô, o grande símbolo daquele time, igualou o escore. Mas a festa maior viria somente aos 10 minutos do segundo tempo, quando Gil Sergipano decretou a virada e confirmou a classificação para a grande final, contra o Internacional. Final esta que o Bahia transformaria em um dos maiores triunfos de seus mais de 80 anos. Mas essa já é outra história...


Nenhum comentário:

Postar um comentário