terça-feira, 26 de agosto de 2014

100 ANOS DO VERDÃO


Um tema ainda muito pouco estudado no esporte, em geral, e no futebol, em particular, é o carisma. No entanto, aposto que foi “culpa” dele, do carisma, o fato de eu tanto ter me interessado, quando ainda começava meu caso de amor com a história futebolística, pela vida de Heitor Domingues, Oberdan Cattani e Ademir da Guia, três palmeirenses até a alma.

Ainda adolescente, com aquela boa mania de decorar tudo que pudesse ser listado, rapidamente guardei na cabeça que o maior artilheiro da história alviverde chamava-se Heitor Domingues, centroavante das décadas de 10 e 20. Porém, mais importante ainda foi descobrir que quando ele entrava em campo para marcar um gol atrás do outro, o Palmeiras ainda se chamava Palestra Itália. Daí para interessar-me mais pela vida do clube e pela imigração italiana no Brasil foi um pulo.

Fico triste de não ter conhecido Oberdan Cattani quando ainda era criança, para ter a oportunidade de gritar “Oberdaaaaaan” a cada bola catada quando eu fazia às vezes de goleiro para defender o portão do vizinho. Foi através da biografia deste inigualável arqueiro que também aprendi como as guerras influenciam o esporte. Em 1942, quando da II Guerra Mundial, o presidente Getúlio Vargas ordenou a troca de nome dos clubes relacionados com Itália, Espanha e Alemanha. Assim, o Palestra Itália virou Palestra São Paulo, que virou Palmeiras, nome que já nasceu campeão, pois logo em seu primeiro jogo conquistou o Paulista de 1942.

A possibilidade de o futebol ser interpretado como arte e como poesia eu comecei a tomar conhecimento através do encantamento gerado por qualquer palavra intencionada em traduzir o jogo do Divino Ademir da Guia. Sempre que me deparo com o desespero de um jogador diante da bola fico a pensar na calma dos sábios de Ademir da Guia, gênio capaz de fechar os olhos e dizer a posição de todos os outros 21 jogadores em campo e até a do juiz. Um dos símbolos de uma época em que o futebol brasileiro transbordava categoria e o símbolo máximo do futebol chamado acadêmico.

Ao recordar Heitor Domingues, Oberdan Cattani e Ademir da Guia, apenas três dos muitos ícones que fizeram a história alviverde, gostaria, primeiro, de agradecê-los por terem me apresentado muito deste fascinante e infinito Planeta Bola, e, segundo, parabenizar o Palmeiras pelos primeiros 100 anos de vida.

Parabéns, Verdão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário