sexta-feira, 8 de agosto de 2014

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - CORITIBA X FLUMINENSE - 2009


Coritiba 1 x 1 Fluminense

Campeonato Brasileiro de 2009 – 38ª rodada

Estádio Couto Pereira, Curitiba (PR)

6 de dezembro de 2009

Coritiba: Vanderlei; Rodrigo Heffner (Márcio Gabriel), Pereira, Jeci e Renatinho; Jailton, Leandro Donizete, Pedro Ken (Carlinhos Paraíba) e Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio e Ariel (Rômulo). Técnico: Ney Franco.

Fluminense: Rafael; Cássio, Gum e Dalton; Mariano, Diogo, Maurício, Darío Conca e Marquinho (Dieguinho); Alan (Adeílson) (Equi González) e Fred. Técnico: Cuca.

Gols: Marquinhos (Fluminense), aos 27’ e Pereira (Coritiba), aos 35’ do primeiro tempo.

Foi em 2009 que o Fluminense fez o impossível. Em 31 rodadas disputadas, o Tricolor havia conquistado míseras cinco vitórias, e qualquer cálculo matemático, do mais simples ao mais complexo, apontava para a degola. O rebaixamento era questão de tempo. Mas eis que vieram duas vitórias sensacionais contra os mineiros Atlético e Cruzeiro, times que brigavam na parte nobre da tabela. Nascia o time de guerreiros. Em uma sequência inesquecível para qualquer tricolor, mais quatro triunfos foram alcançados: Palmeiras, Atlético Paranaense, Sport e Vitória. Faltava apenas um passo para o impossível.

O Fluminense chegou à última rodada fora da zona de rebaixamento, mas, em caso de revés, poderia ser ultrapassado por Botafogo e Coritiba. E era justamente o Coritiba o rival da vez, o que tornava o último passo tricolor para a salvação uma batalha sem precedentes. Toda a tensão que seria vivida no Couto Pereira ficou explícita com menos de um minuto de jogo, quando o Coxa quase abriu o placar. A pressão sobre o Tricolor não seria pequena. O gol de Marquinhos, em chutaço de fora da área, poderia tranquilizar a situação do Flu, mas ele foi rapidamente respondido por uma cabeçada do zagueiro Pereira, que igualou o escore em um a um.

No segundo tempo, o Coxa nem criou muitas chances para virar o resultado, mas o nervosismo era palpável na capital paranaense. Qualquer centímetro em qualquer segundo mudariam quem dentre Fluminense e Coritiba iria para o inferno. Quem ousasse encostar em um tricolor ou um alviverde naquele momento corria o risco de levar um choque. E neste cenário chegou o apito final para decretar a impossível salvação do Flu e dar início a uma pancadaria vergonhosa por parte dos desesperados torcedores do Coritiba. Ali, o time de guerreiros conseguia a sua maior façanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário