sexta-feira, 22 de agosto de 2014

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO – CORINTHIANS 1 X 2 GRÊMIO – 1982


Corinthians 1 x 2 Grêmio

Campeonato Brasileiro de 1982 – primeiro jogo da semifinal

Data: 11 de abril de 1982

Morumbi, São Paulo (SP)

Corinthians: César; Zé Maria, Gomes, Wágner e Wladimir; Paulinho, Zenon (Joãozinho) e Sócrates; Eduardo (Mário), Casagrande e Biro Biro. Técnico: Mário Travaglini.

Grêmio: Leão; Paulo Roberto, Vantuir, De León e Paulo César; Batista, Paulo Isidoro e Bonamigo; Tarciso, Baltazar (Paulinho) e Tonho (China). Técnico: Ênio Andrade.

Gols: Paulo Roberto (Grêmio), aos 5’ e Tarciso (Grêmio), aos 19’ do primeiro tempo. Sócrates (Corinthians), aos 5’ do segundo tempo.

Após bater o São Paulo na final do Brasileiro de 1981 e levantar o primeiro caneco nacional de sua história, o Grêmio voltou ao Morumbi em 1982 para mais um jogo de caráter decisivo, desta vez contra o Corinthians e pela fase semifinal. Assim como no triunfo histórico diante do São Paulo, lá estavam craques do quilate do goleiro Leão, do zagueiro De León, do volante Batista, do meia Paulo Isidoro, do ponta Tarciso e do centroavante Baltazar.

O Corinthians, por sua vez, chegava para lutar por uma vaga na decisão depois de ter disputado a Taça de Prata (a segunda divisão da época, que dava vaga para o campeonato da primeira divisão do mesmo ano) e ganhado força e confiança ao passar, junto com o Flamengo, por um grupo da morte que ainda tinha Atlético Mineiro e Internacional. Comandado pelo genial Sócrates e com toda a torcida a seu favor, o Timão era só esperanças para realizar uma grande apresentação no jogo de ida e largar na frente.

No entanto, com menos de 20 minutos de jogo o Grêmio já havia mostrado toda sua força ao abrir dois a zero no placar, gols de Paulo Roberto e Tarciso. O Corinthians partiu com tudo na busca por diminuir o prejuízo, mas defesas sensacionais de Leão, uma atuação impecável de De León e o grande posicionamento de Batista à frente da zaga dificultaram, e muito, a vida dos paulistas, que só conseguiram superar a muralha tricolor na base do talento de Sócrates: o Doutor deixou sua marca de cabeça, aos 5 minutos da etapa final, e quase empatou em um lance esplêndido em que chapelou o zagueiro Vantuir e finalizou para defesa de Leão.


No fim, o Grêmio acabou levando a melhor e deixou muito bem encaminhada a classificação para a decisão, classificação esta que iria confirmar três dias depois, com nova vitória, desta vez no Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário