quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 – 16ª RODADA – FLAMENGO X ATLÉTICO MINEIRO


Flamengo 2 x 1 Atlético Mineiro – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

No embalo de Eduardo da Silva e 40 mil torcedores, Flamengo vence Atlético Mineiro de virada e passa a respirar sem aparelhos no Brasileirão.

Após abrir o placar logo aos 9 minutos, com um belo gol de Maicosuel, que superou três defensores, o Atlético Mineiro adotou a postura conservadora que qualquer time brasileiro atualmente tem quando sai em vantagem fora de casa: recuar por completo e apostar somente no contra-ataque. Convenhamos, com um tripé de meias ofensivos formado por Maicosuel, Dátolo e Diego Tardelli, o Galo poderia e deveria ter uma estratégia menos cautelosa.

A desvantagem no placar fez o Flamengo se ver no seguinte cenário: a obrigação de atacar com um meio-campo formado por cinco volantes. Obviamente as ações ofensivas rubro-negras não foram criativas o suficiente para ameaçar a meta atleticana, nem mesmo após a entrada do atacante Nixon no lugar de Luiz Antônio, aos 25. Faltava ao Flamengo quem soubesse tratar a redonda no campo de ataque. Os mais categóricos do time eram Léo Moura e Canteros, que fizeram a bola do Fla sair pelo chão. Porém, ao chegar na intermediária ofensiva, o time parecia não ter nem ideia de como criar um dos chamados melhores momentos televisivos.

O Atlético sem querer a bola e o Flamengo sem saber o que fazer com ela. Assim transcorreram a etapa inicial e os primeiros minutos da final, até que Luxemburgo, aos 16, lançou mão de Mugni e Eduardo da Silva, dos jogadores que se entendem melhor com a pelota do que os que então formavam o ataque rubro-negro. E o resultado veio mais rápido do que qualquer um podia imaginar. Menos de dez minutos após as substituições o Flamengo já vencia o confronto, com gols de Léo Moura, em pênalti sofrido por Eduardo da Silva, e outro, de cabeça, do próprio Eduardo, o dono da noite.

Agora, com 15 minutos por jogar, o Atlético tinha que trocar o chip e se lançar ao ataque. Porém, depois de passar mais de uma hora apenas se defendendo, o Galo não conseguiu impor uma pressão, assustou apenas em cabeçada de André e o Fla chegou a seu quarto triunfo em cinco jogos.

Flamengo: Paulo Victor; Léo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Cáceres, Luiz Antônio (Nixon), Canteros, Márcio Araújo (Mugni) e Everton; Arthur (Eduardo da Silva). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Atlético Mineiro: Victor; Alex Silva, Jemerson, Edcarlos e Pedro Botelho; Josué e Rafael Carioca (Claudinei); Maicosuel (Luan), Dátolo e Diego Tardelli; Jô (André). Técnico: Levir Culpi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário