domingo, 10 de agosto de 2014

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 – 14ª RODADA – SANTOS X CORINTHIANS



Santos 0 x 1 Corinthians – Vila Belmiro, Santos (São Paulo)

Robinho reestreia pelo Santos com destaque, mas não evita derrota do Peixe para o rival Corinthians pela primeira vez em sua carreira.

O Santos adotou uma postura tática à moda antiga no primeiro tempo na Vila. Leandro Damião fez o papel de centroavante, Robinho e Thiago Ribeiro foram os pontas, Lucas Lima foi o organizador com passes e Arouca, em jornada excelente, preencheu o meio-campo e apareceu em praticamente todas as ações ofensivas. O Corinthians, apesar da solidez defensiva que os números mostram (apenas quatro gols sofridos em 14 partidas) se viu envolvido pelo ímpeto santista, que criou oportunidades por diversos setores e com diversos jogadores.

Não conseguir superar o goleiro Cássio, apesar de quatro claras oportunidades de balançar as redes, foi o grande pecado santista na primeira etapa. Já o principal demérito corintiano foi a incapacidade assustadora de realizar a transição para o ataque, mesmo diante de um rival todo aberto para os contra-golpes. A velocidade de Romero não foi acionada, Jádson não acertou um passe vertical e Elias só escapou em uma de suas arrancadas típicas nos acréscimos, quando foi derrubado pelo Alisson em lance que resultou na expulsão do volante santista.

O homem a mais corintiano mudou o cenário da etapa final. Agora, o Timão era quem tomava a iniciativa, mesmo sem se sentir à vontade com tal postura, enquanto o Peixe se fechou em duas linhas de quatro e deixou Robinho solto. Na verdade, o cenário tático mudou, mas quem continuou a produzir chances de gol foi o Santos, com o Rei das Pedaladas infernizando os zagueiros Gil e Cleber nas saídas em velocidade. Foi somente após o minuto 30 que o Corinthians começou a exigir trabalho do goleiro Aranha, que se saiu muito bem em arremates de Elias e Ferrugem, porém não foi capaz de evitar a certeira cabeçada do zagueiro Gil.

A sensação após o clássico é a de que o Corinthians, mesmo sem aflorar todo seu potencial, tem time para brigar no topo da tabela. E que Robinho, mesmo sem aflorar todo o seu potencial, vai fazer um bem enorme ao Santos.

Santos: Aranha; Cicinho, Bruno Uvini, David Braz e Zé Carlos; Alisson, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro (Rildo), Robinho (Geuvânio) e Leandro Damião (Alan Santos). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Corinthians: Cássio; Guilherme Andrade (Ferrugem), Cléber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Jádson (Romarinho) e Petros (Renato Augusto); Ángel Romero e Guerrero. Técnico: Mano Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário