terça-feira, 19 de agosto de 2014

PENSAR EM TÍTULOS

A precoce eliminação da Copa do Brasil e consequente integração na Copa Sul-Americana de Fluminense, Internacional e São Paulo fez com que estas duas competições fossem comparadas nos últimos dias. No entanto, a principal questão levantada não foi qual conquista traria mais prestígio ao campeão, se a da Copa do Brasil ou a da Copa Sul-Americana, mas através de qual delas é mais fácil se classificar para a Libertadores.

A valorização da Copa Libertadores pelos clubes brasileiros atingiu tal ponto que esta parece ser a única competição relevante, sendo a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana consideradas apenas caminhos até ela. Na verdade, até mesmo o Campeonato Brasileiro tem sido tratado assim, pois os últimos clubes nacionais que venceram a Libertadores e, consequentemente, se garantiram na edição seguinte do torneio, praticamente abandonaram o Brasileirão.

A sensação que dá é a de que no planejamento dos clubes brasileiros a missão principal é a classificação para a Copa Libertadores. Não pode ser. Fluminense, Internacional e São Paulo, só para citar os três que levantaram a discussão, pelo investimento que realizam na montagem do elenco, com jogadores que recebem salários europeus como Conca, Fred, D’Alessandro, Kaká, Ganso e Pato, têm a obrigação de pensar em títulos. A vaga na Libertadores deve ser encarada como apenas uma consequência.


Hoje, tricolores cariocas, colorados gaúchos e tricolores paulistas se encontram entre os cinco melhores colocados do Campeonato Brasileiro, ou seja, estão mais do que na briga para se classificar para a Libertadores de 2015 através do Brasileirão. Que isto, porém, não lhes tire o ímpeto de lutar pelo título da Sul-Americana. 

2 comentários:

  1. É uma berração ser eliminado de uma competição e classificar para outra. E mais… Com chances de sagrar campeão e com direito de disputar no ano seguinte a Recopa. Como pode isso? Muito confuso, pra não dizer outra coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amigo Fabio. Não vejo motivos para Copa do Brasil e Copa Sul-Americana não poderem ser disputadas pelos mesmos clubes. Claro que, para isso, o calendário deveria ser mais inteligente. No entanto, pedir inteligência para a CBF é um pouco de fantasia, não acha?
      Grande abraço e obrigado pela visita.

      Excluir