sexta-feira, 29 de agosto de 2014

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - CORITIBA 1 X 0 ATLÉTICO MINEIRO - 1985


Coritiba 1 x 0 Atlético Mineiro

Campeonato Brasileiro 1985 – primeiro jogo da semifinal

Data: 24 de julho de 1985

Estádio Couto Pereira, Curitiba (PR)

Coritiba: Jairo; André, Heraldo, Gomes e Dida; Almir, Toby e Marco Aurélio; Edson, Gil e Índio. Técnico: Ênio Andrade.

Atlético Mineiro: João Leite; Nelinho, Luizinho, Olivera e Jorge Valença (João Luís); Elzo, Éverton e Paulo Isidoro; Sérgio Araújo, Edvaldo e Reinaldo. Técnico: Cento e nove.

Gol: Heraldo (Coritiba), aos 13’ do segundo tempo.

Depois de um frágil primeiro turno, uma recuperação brilhante para vencer o seu grupo no returno e o triunfo subsequente numa chave que contava com Sport, Joinville e Corinthians, o Coritiba chegava a fase semifinal do Brasileirão de 1985 para encarar seu maior desafio: um Atlético Mineiro que era uma verdadeira seleção em preto e branco. Com o goleiro João Leite, o lateral Nelinho, o zagueiro Luizinho, o meia Paulo Isidoro e, principalmente, o atacante Reinaldo, pode-se dizer, sem exageros, que o Galo contava com um cracaço em cada setor.

O jogo de ida, disputado num Couto Pereira lotado, teve momentos de agitação dentro e fora de campo. Fora dele, um apagão paralisou o confronto durante 20 minutos e o coxa-branca Edson ainda foi atingido por uma garrafa atirada por sua própria torcida, que, com certeza, não o visava. Dentro das quatro linhas, o Coritiba, com duas bolas na trave, ameaçou mais a meta defendida pelo João Leite do que o Atlético assustou o arqueiro Jairo. Aqui uma baita de uma curiosidade: João Leite e Jairo são os jogadores que mais vezes vestiram a camisa do Atlético Mineiro e do Coritiba, respectivamente.

No fim do jogo, o Coritiba acabou por levar a melhor com um gol do lateral Heraldo e garantiu a vantagem do empate para o jogo de volta, no Mineirão. Vantagem que, por sinal, se mostrou mais do que essencial, pois o confronto em BH terminou com o placar mudo e colocou o Alviverde na decisão do campeonato. Mas, este, amigos, já é outro bate-papo...

Um comentário:

  1. Olá, Diano! Embora ter apenas um titulo de campeão brasileiro, o Atlético era até 2002, o rei da semifinal, pois era constante sua presença. E essa foi mais uma chance perdida de disputar uma finalíssima. www.euvistoacamisadogalo.com.br

    ResponderExcluir