quinta-feira, 31 de julho de 2014

COPA DO BRASIL 2014 – 3ª FASE – VASCO X PONTE PRETA


Vasco 2 x 1 Ponte Preta – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Vasco volta a superar a Ponte Preta pela Copa do Brasil e se garante nas oitavas de final da competição.

Antes de falar do que rolou em São Januário, vale dar uma passada na partida de volta da semifinal da Libertadores entre o uruguaio Defensor e o paraguaio Nacional. O Nacional havia vencido o duelo de ida por 2 a 0 e entrou em campo no segundo jogo apenas para se defender, catimbar e tentar fazer o relógio correr mais rápido. Resultado: passou 90 minutos sem criar sequer uma trama ofensiva, levou um gol, duas bolas na trave e por pouco não ficou fora da decisão do principal torneio sul-americano. 

É bem provável que o treinador vascaíno Adilson Batista não tenha assistido este confronto pela Libertadores, pois os técnicos brasileiros dão todos os indícios de que não acompanham muito o futebol que rola lá fora. No entanto, o grande mérito cruz-maltino diante da Ponte Preta foi não se comportar como o paraguaio Nacional para fazer valer a vantagem de 2 a 0 conquistada no jogo de ida. Do apito inicial ao final, o Vasco teve as rédeas da partida em suas mãos.

O camisa 10 Douglas foi o grande nome em campo. Além de distribuir suaves e certeiros passes tanto na transição como próximo à área pontepretana, Douglas abriu o placar, aos 17, em cobrança de pênalti e bateu o córner que Rafael Costa desviou contra a própria rede, aos 40, para recolocar o Vasco na frente (Cafu havia empatado para a Ponte Preta dois minutos antes). Mas o Vasco teve mais.

Os laterais Carlos César e Diego Renan foram figuras constantes no campo ofensivo, o leonino Guiñazu destruiu diversas tentativas de contra-atacar da Ponte Preta, Dakson justificou sua escalação com um pênalti sofrido e bons arremates, Lucas Crispim entrou ligado, Fabrício acertou uma cabeçada no travessão, Kléber e Thalles finalizaram de dentro da área e o zagueiro Rodrigo, que bobeou feio no gol pontepretano, mandou duas bombas em cobrança de falta que quase ampliaram a boa vitória.

Além do triunfo e da classificação, o Vasco conseguiu uma atuação que, se não foi excelente, pode servir de espelho para uma evolução na Série B e nos próximos jogos da Copa do Brasil.

Vasco: Martín Silva; Carlos César, Rodrigo, Douglas Silva e Diego Renan; Fabrício e Guiñazu; Douglas e Dakson (Montoya); Thalles (Edmilson) e Kléber (Lucas Crispim). Técnico: Adilson Batista.

Ponte Preta: Roberto; Daniel Borges, Raphael Silva, Luan e Magal; Adilson Goiano, Juninho e Alef (Rossi); Adrianinho (Rodolfo); Rafael Costa (Alexandro) e Cafu. Técnico: Guto Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário