quarta-feira, 9 de julho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - SEMIFINAL - HOLANDA X ARGENTINA


Não é chorar pela lágrima derramada, mas o triunfo argentino nos pênaltis sobre a Holanda também ajuda a entender porque a seleção brasileira passou pela maior humilhação de sua história quase centenária.

Aqui e acolá se tenta comparar a “messidependência” argentina com a “neymardependência” brasileira. Inquestionavelmente os dois craques são os líderes técnicos de suas equipes, aqueles que vão até o brejo buscar a vaca para devolvê-la ao pasto. No entanto, há uma diferença enorme no aproveitamento de ambos. O Brasil não se organizou para Neymar. Na verdade, o Brasil sequer se organizou nos cinco jogos em que teve o seu dez. A Argentina, diferentemente, é armada para Messi armar. E driblar. E arrancar. E apanhar. E passar. E finalizar.

Mesmo quando Messi não participa intensamente a Argentina está lá, montadinha. É verdade que não foi assim nos primeiros jogos, mas o treinador Sabella encontrou a forma de jogar na vitória sobre a Bélgica. Trocou o zagueiro Fernández pelo caudillo Demichelis e, a principal mudança, sacou Gago – bom de toque, mas cheio de não me toques – para a entrada do leão Biglia. À frente da defesa, Biglia forma dupla com Mascherano, que parece deixar uns três anos de vida em cada jogo. O carrinho que Mascherano deu nos acréscimos do segundo tempo para evitar o gol do Robben foi o maior desarme deste Mundial. Pelos lados, Lavezzi e Pérez (na final será o essencial Di María) compõem o meio. Na frente, Higuaín é a referência. Tudo encaixado para esperar Messi esfregar a lâmpada mágica.

Tão encaixado que Bélgica, de 38 finalizações contra os EUA, assustou apenas quatro vezes o goleiro Romero nas quartas. A Holanda, dona do melhor ataque da Copa até a catástrofe brasileira, criou apenas dois perigos em 120 minutos. Nenhum gol sofrido nestes dois jogos e apenas 21 faltas cometidas. Para critérios de comparação, o Brasil fez 31 faltas somente contra a Colômbia. A estratégia argentina não é apenas esperar que Messi resolva. Ela se arma e se dedica 60 segundos por minuto para isso.

-------------------------------------------
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO
De todas as seleções que conquistaram pelo menos uma Copa do Mundo, apenas Brasil e Espanha não levantaram o caneco em casa. Uruguai (1930), Itália (1934), Inglaterra (1966), Alemanha (1974), Argentina (1978) e França (1998) se sagraram campeões quando sediaram o Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário