segunda-feira, 7 de julho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 – SEMIFINAL


Não faz sequer um ano que o treinador Guardiola estreou pelo Bayern de Munique e a seleção alemã já troca passes ad eternum nos gramados brasileiros. Os germânicos são quem mais tentam passes (3577 em cinco jogos), mais completam passes (2938 em cinco jogos), possuem o maior índice de acerto de passes (82%) e contam com cinco dos dez jogadores que mais acertaram passes no Mundial. Estes cinco são Lahm, Kroos, Mertesacker, Boateng e Schweinsteiger, todos jogadores do meio-campo para trás, o que nos conta muito sobre o estilo de jogo alemão.

A Alemanha não bica para o mato porque o jogo é de campeonato. Nada disso. A bola invariavelmente chega redondinha ao trio formado por Özil, Müller e mais um (Götze, Klose, Schürrle ou Podolski). E é este trio de ataque que transforma o bola pra lá, bola pra cá, em melhores momentos televisivos. A troca infinita de passes é a protagonista do repertório ofensivo alemão. Um repertório que também tem as bolas paradas precisas alçadas na área pelo Kross e um jogo potente para, se necessário, ir para o abafa.

O estilo de jogo alemão pede um Brasil mais povoado no meio de campo, por isso retornar o descansado e incansável Luiz Gustavo no lugar do gênio da imprevisibilidade Neymar se mostra uma boa opção. À frente de Maicon, Dante, David Luiz e Marcelo (ótima linha, mesmo sem Thiago Silva), o Brasil teria um trio central com Luiz Gustavo, Paulinho e Fernandinho para bater com o trio central alemão (Schweinsteiger, Kroos e Khedira).

O combativo Oscar, que tem defendido com uma ferocidade que não condiz com seus traços físicos, ficaria com a missão de levar a bola bem saída à dupla de ataque, formada por Hulk e Fred. Hulk abrindo pelos lados e fechando em diagonal. Fred saindo para o pivô e entrando para a finalização. Mas Oscar, Hulk e Fred não devem buscar o gol sozinhos. Marcelo sabe tudo de ataques pela esquerda, e Fernandinho e Paulinho conhecem os atalhos pela meiúca.

Números, pranchetas, setas, estatísticas... tudo muito importante, sem dúvidas, mas somente quando a bola rolar que a história vai se desenrolar.

----------------------------------------
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO
Em 6 de maio de 2001, o togolês Souleymane Mamam, então com 13 anos e 310 dias, se tornou o jogador mais jovem a participar de uma partida eliminatória para a Copa do Mundo, no duelo entre Togo e Zâmbia. Em Mundiais, porém, é o norte-irlândes Norman Whiteside, com 17 anos e 41 dias, o mais novo a entrar em campo. Isso ocorreu no confronto contra a Iugoslávia, que abriu a participação da Irlanda do Norte na Copa do Mundo de 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário