domingo, 27 de julho de 2014

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - BOTAFOGO 6 X 0 FLAMENGO - 1972


Botafogo 6 x 0 Flamengo

Campeonato Brasileiro 1972 – Primeira fase – 20ª rodada

Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Público: 46.279 pagantes

15 de novembro de 1972

Botafogo: Cao; Mauro Cruz, Osmar, Valtencir e Marinho Chagas; Carlos Roberto, Nei Conceição e Ademir (Marco Aurélio); Zequinha, Fischer (Ferreti) e Jairzinho. Sebastião Leônidas.

Flamengo: Renato; Moreira, Chiquinho, Tinho, Rodrigues Neto; Liminha, Zanata (Mineiro) e Paulo Cézar Caju; Rogério (Caio Cambalhota), Fio e Humberto. Técnico: Zagallo.

Gols: Jairiznho (Botafogo), aos 16’; Fischer (Botafogo), aos 35’ e Fischer (Botafogo), aos 41’ do primeiro tempo; Jairiznho (Botafogo), aos 23’; Jairiznho (Botafogo), aos 38’ e Ferreti (Botafogo), aos 42’ do segundo tempo.

A primeira fase do Brasileirão chegava próxima ao seu fim, e Botafogo e Flamengo, cada um em seu grupo, se encontravam na briga para seguirem vivos no torneio. Para o clássico válido pela 20ª de 25 rodadas, o Fla não poderia contar com seus dois craques gringos, o zagueiro paraguaio Reyes, machucado, e o atacante argentino Doval, suspenso, desfalques que, sem dúvidas, tornariam menos pedregoso o caminho que o Botafogo teria pela frente.

Um caminho que desde cedo se mostrou repleto de flores, cores e doces para os alvinegros. Jairzinho “Furacão” e “El Lobo” Fischer, as maiores esperanças botafoguenses de bola na rede, estiveram impossíveis, imparáveis, incontroláveis, inigualáveis... O um a zero que Jairzinho colocou no placar, Fischer transformou em três a zero ainda no primeiro tempo. E como a máxima diz que “três vira, seis fecha”, Jairzinho seguiu infernal após o intervalo: fez o quarto e o quinto, este de letra.

Enquanto os rubro-negros choravam como cataratas o presente de aniversário que recebia naquele 15 de novembro de 1972, os sorrisos dos botafoguenses quase circundavam toda a cabeça de tão largos. E ficaram ainda mais abertos e iluminados com a falta de misericórdia de Ferreti, que anotou o sexto tento. Pelos nove anos que se seguiram, não teve um flamenguista Brasil afora que não tenha escutado um botafoguense a exclamar: “Nós gostamos de voSEIS”! Nove anos, pois, em 1981, o Flamengo celebraria a vingança. Mas esta, amigos, é uma outra história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário