sábado, 19 de julho de 2014

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - VITÓRIA X CORINTHIANS 1974


Vitória 1 x 0 Corinthians

Campeonato Brasileiro de 1974 – Segunda Fase – 2ª rodada

Estádio Fonte Nova, Salvador (BA)

Vitória: Joel Mendes; França, Válter, Dutra e Roberto; Paulo Valença, Natal e Mário Sérgio; Osni, Davi e André Catimba. Técnico: Bengalinha.

Corinthians: Armando; Galli, Vágner, Baldochi e Wladimir; Tião, Washington (Severo) e Adãozinho; Marco Antonio Visgo, Vaguinho e Roberto Miranda. Técnico: Luisinho.

Gol: Osni (Vitória), aos 28’ do segundo tempo.

O retorno do Campeonato Brasileiro deste ano de 2014 apenas três dias após o fim da Copa do Mundo é um dos sintomas da desorganização do nosso futebol, pois evidencia a falta de prestígio da principal competição nacional frente à CBF, que a organiza a toque de caixa. No entanto, amigos, acreditem, já foi pior.

No mesmo dia 3 de julho de 1974 em que a Holanda de Cruyff não deu chances à seleção brasileira, em Dortmund, e se garantiu na decisão da Copa do Mundo, foram realizados nada menos do que do que dez jogos do Brasileirão. E não jogos quaisquer, mas sim partidas quase decisivas para apontar quem seriam os semifinalistas. Caso de Vitória versus Corinthians.

Na fase inicial, o Vitória havia feito excelente campanha com apenas duas derrotas em 19 jogos, mas o revés para o Nacional logo na rodada de abertura da segunda fase colocava o Leão Baiano em situação delicada: triunfar contra o Corinthians, na Fonte Nova, era essencial e, para isso, o Rubro-Negro precisaria de uma jornada inspirada do seu inesquecível trio ofensivo formado por Mário Sérgio, André Catimba e Osni.

O Alvinegro Paulista contava com grandes jogadores como Baldochi e Roberto Miranda, tricampeões Mundiais com o Brasil em 1970, além do ídolo Wladimir, mas podemos dizer que a missão baiana se tornou, digamos, menos difícil pelas ausências dos craques corintianos Zé Maria e Rivellino, a serviço da seleção na Copa do Mundo.

No fim, o Vitória soube “agradecer” o presente dado pela seleção brasileira e venceu por um a zero, gol do pequenino e infernal Osni, e seguiu vivo até a última rodada, quando um empate com o futuro campeão Vasco o tirou das semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário