domingo, 13 de julho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 – FINAL – ALEMANHA X ARGENTINA


Diz o ditado que a derrota necessita ser explicada, mas a vitória não pede teorias. Ora bolas, como não teorizar a conquista desta impecável Alemanha? Seria um desperdício imperdoável não buscar entender o que fez este time de jogadores grandiosos se tornar um grandioso time de jogadores.

Podemos começar pelo primor técnico dos alemães. Neuer é um absurdo de goleiro, dono de posicionamento e visão de jogo que beiram o perfeito. Atualmente volante, Lahm precisou apenas de três jogos para mostrar que ainda é o melhor lateral-direito do mundo. O sublime Schweinsteiger rouba a bola e a deixa com quem mais sabe: ele mesmo. Kroos passa, lança e chuta como se tivesse uma régua presa às chuteiras. Klose nasceu para jogar Copa do Mundo. Thomas Müller, para dar sequência ao legado de Klose.

Ainda tem Hummels, Boateng, Khedira, Özil, Schürrle e o autor do gol histórico, Götze... É muita gente boa. Gente que tem inteligência tática para mesclar o estilo da bola de pé em pé em pé em pé em pé do Bayern de Munique com muita potência ofensiva e letalidade nas jogadas aéreas. O cardápio ofensivo montado pelo chef Joachin Löw tem muitas páginas, e os que estão em campo têm todas elas decoradas.

As supostas adversidades climáticas a Alemanha a chutou para escanteio. Jogou toda a primeira fase no Nordeste (com duas partidas às 13h e uma média de 28 graus), voou longe para Porto Alegre para vencer a Argélia e o choque térmico causado por uma sensação de cerca de 10 graus e, depois, foi ao Rio de Janeiro para eliminar a França sob outro sol de uma da tarde. Com tudo isso, ainda destroçou fisicamente o Brasil e teve gás para conquistar o mundo na prorrogação.

Ao lado da Holanda, a Alemanha foi a seleção que mais se sentiu em casa no Brasil fora de campo. Mas não foi só. Dentro das quatro linhas, exceto alguns poucos minutos de instabilidade, Schweinsteiger e companhia primaram pela atenção, concentração, autoridade, capacidade de imposição de estilo, compreensão do que o jogo pedia...

O futebol não tem uma única receita para a vitória. No entanto, quando um time reúne estruturas técnica, tática, física e psicológica tão bem desenvolvidas, o caminho para a glória se torna bem menos pedregoso.

PARABÉNS, ALEMANHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário