sábado, 5 de julho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - QUARTAS DE FINAL


A Copa do Mundo em solo tupiniquim encanta pelos mais variados motivos. Dentre tantos, temos gols em profusão e para todos os gostos, técnica individual refinada, jogo coletivo encaixado, entrega emocional completa, dedicação física sem pensar no amanhã e atuações memoráveis de goleiros. Na vitória holandesa sobre a Costa Rica, nos pênaltis, o espetáculo proporcionado pelos arqueiros Tim Krul e Keylor Navas não só foi uma homenagem a todas as defesas dignas de moldura já vistas neste Mundial, como também um tributo aos que têm a missão de impedir a pelota de beijar o barbante.

Há uns 20 anos, o joguinho futebolístico de videogame então em moda permitia um macete através do qual o goleiro se tornava instransponível. As finalizações vinham de todas as direções, formas e distâncias e nada de bola na rede. Suspeita-se que os costarriquenhos descobriram como aplicar este macete na vida real, pois o que fez o arqueiro Keylor Navas nesta Copa foi desequilibrador. Fora uma única mísera caçada de borboleta, Navas não cometeu um equívoco sequer em todo o torneio. Sofreu apenas dois golzinhos: um de pênalti, do Uruguai, e outro da Grécia, que veio em rebote de uma defesa sensacional sua. Em cinco jogos, fez no mínimo 15 defesaças. Após tudo o que pegou contra a Holanda, não falta mais nada para colocá-lo ao lado de David Luiz, James Rodríguez, Messi e Robben como os maiores nomes do Mundial até este momento.

O anoitecer na Fonte Nova, porém, não foi do macetado Navas, o grande responsável pelo placar mudo. Foi de Tim Krul, goleiro reserva holandês. Um reserva que entrou somente aos 120 minutos de bola rolando para decidir a disputa por pênaltis. Krul pode não ostentar a maior altura deste Mundial, mas sua confiança era tamanha que ele parecia ter que ficar de cócoras para caber sob o travessão. Com todos os seus metros e uma técnica sublime para catar tiros da marca da cal, Krul acertou o lado de todas as cobranças costarriquenhas, pegou duas delas e a Holanda vai encarar a Argentina por uma vaga na final.

------------------------------------------
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO
Ao ser escalado para arbitrar o embate entre Holanda e Costa Rica, o uzbeque Ravshan Irmatov se tornou, com nove partidas, o juiz que mais jogos apitou na história do Mundial. Outro recorde de Irmatov, este estabelecido em 2010, é o de mais partidas arbitradas em uma única edição da Copa do Mundo: cinco, assim como o mexicano Benito Archundia (2006) e o argentino Horacio Elizondo (2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário