terça-feira, 15 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - BRASIL X CORÉIA DO NORTE

Olá amigos do FUTEBOLA!

Brasil 2 x 1 Coréia do Norte – Grupo G

A Seleção Brasileira estreou na equililbradíssima Copa do Mundo de 2010 batendo a Coreía do Norte por 2 x 1 e largou na frente no Grupo G. A torcida brazuca esperva um show de bola diante de um adversário desconhecido, porém isso esteve longe de ocorrer.

Já não é de hoje que a Seleção Canarinho tem problemas contra adversários que jogam retraídos. Na própria fase eliminatória para o Mundial, empatamos em 0 x 0, jogando em casa, contra Bolívia, Colômbia e Venezuela. Na partida contra a Coréia do Norte, um fator dificultou ainda mais a vida dos comandados de Dunga. Além de jogar excessivamente recuada, a Coréia do Norte se defende com grande organização. Todos os 11 norte-coreanos participação das ações defensivas, que se inicia com o atacante Tae Se e termina em uma sólida linha de 5 defensores. Rapidamente foi possível perceber que o Brasil não teria vida fácil. Durante todo o 1º tempo, principalmente na primeira metade dele, uma mistura de ansiedade brasileira e empolgação norte-coreana fez o jogo transcorrer com grande equilíbrio. O Brasil tentava furar a muralha com jogadas pelos lados do campo e na individualidade de Robinho, que se apresentava como melhor jogador brasileiro, mas não conseguia sucesso. Já os norte-coreanos concentravam suas fichas nos contra-ataques buscando o excelente atacante Tae Se, um jogador veloz, habilidoso e que sabe tratar a pelota. Tae Se chamou a atenção durante os 90 minutos, pelo seu ótimo futebol, e antes mesmo de o jogo começar, quando não segurou as lágrimas durante o hino nacional da Coréia do Norte. Um fato curioso é que Tae Se nasceu no Japão e é filho de sul-coreanos. Sua opção por defender a Coréia do Norte se deu por ele estudar um bom tempo em uma escola subsidiada por norte-coreanos ligados ao regime comunista do país.

Voltando ao jogo, o Brasil não realizou uma boa 1ª etapa e precisaria suar mais a camisa para estrear vencendo. No amistoso contra o Zimbábue, que ocorreu há aproximadamente 10 dias, o Brasil também não apresentava um bom futebol. Ao comentar esse duelo, escrevi que “quem está acostumado a assistir a Seleção do Dunga sabe que a qualquer momento vai surgir uma bola parada, uma jogada com o Maicon pela direita ou um contra-ataque”. Pois bem, se naquele amistoso surgiu uma falta para Michel Bastos mandar uma bomba de 139 Km/h, desta vez quem alcançou uma velocidade impressionante foi o lateral-direito Maicon. Sempre presente, e algumas vezes ignorado, como opção ofensiva brasileira, Maicon passou voando pelo Elano que lhe assistiu com muita qualidade e mandou pro fundo das redes. Com certeza os mais antigos lembraram de Nelinho no Mundial de 1978 e Josimar no de 1986, dois laterais-direitos que marcaram belíssimos gols com a “Amarelinha”. O gol fez bem ao Brasil que quase ampliou aos 15, com Michel Bastos, e aos 18, em bela jogada do Robinho que Luís Fabiano não aproveitou. Está muito visível a intranquilidade do “Fabuloso”, que não marca um gol pelo Brasil desde a vitória sobre a Argentina em 5 de setembro de 2009. Se Luís Fabiano não tranformou em gol uma jogada de Robinho, Elano o fez aos 27 minutos, quando recebeu do “Rei das Pedaladas” e chutou cruzado com muita qualidade. Com esse tento marcado, Elano se tornou, em minha opinião, o melhor homem em campo. O motivo? Cumpriu o papel do Kaká ao dar uma assistência para o Maicon e o do Luís Fabiano ao sacudir o filó após passe de Robinho.

Com 2 x 0 no placar, Dunga realizou as três substituições possíveis, o Brasil relaxou, a Coréia foi para o ataque, perdeu um gol com Tae Se aos 40 minutos e, logo depois, conseguiu balançar as redes com o lateral-esquerdo Ji, após lindo passe de cabeça de Tae Se.

O próximo duelo da Seleção Brasileira será contra Costa do Marfim, que já mostrou diante de Portugal que também tem qualidade para se defender. E também não podemos nos esquecer que, se Tae Se é um bom atacante, o Drogba é muito melhor. Acredito na vitória, mas, novamente, vamos ter que suar bastante.

------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- Como já era de se esperar, o Rei Pelé possui diversos recordes na Copa do Mundo. Em 1958, ele se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol, a marcar 3 gols em um mesmo jogo e a balançar as redes em uma final de Mundial. Pelé está ao lado do também brasileiro Vavá, de Zinedine Zidane (FRA) e de Geoff Hurst (ING) com a marca de três gols marcados em finais de Copa do Mundo. Ao lado do alemão Uwe Seeler, Pelé marcou gols em 4 diferentes Mundiais. Por fim, e o seu principal recorde, Pelé é o único a conquistar 3 edições da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário