segunda-feira, 21 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - FASE DE GRUPOS

Olá amigos do FUTEBOLA!

Portugal 7 x 0 Coréia do Norte – Grupo G
Chile 1 x 0 Suiça – Grupo H
Espanha 2 x 0 Honduras – Grupo H

------------------------------------------------------------------------

MANDOU BEM!

- Isso mesmo amigos, eu não digitei errado. Aquela equipe bem organizada defensivamente e que deu um tabalhão ao Brasil, tomou uma chinelada de 7 x 0 de Portugal. E que atuação dos portugueses! Durante a primeira metade do 1º tempo, a Coréia do Norte acreditava que poderia jogar de igual para igual com Portugal, e até jogava. Porém, , aos 28 minutos, Raul Meireles abriu o placar para Portugal e a força norte-coreanana acabou. Os portugueses ainda tiveram duas oportunidades de aumentar a vantagem ainda na 1ª etapa, mas foi após o intervalo que o show aconteceu. Nos primeiros dez minutos, Portugal criou nada menos do que quatro oportunidades de sacudir o barbante, sufocando o sistema defensivo rival. Com Raul Meireles muito bem na partida e o lateral-esquerdo Fábio Coentrão voando baixo, Portugal marcou com Simão e Hugo Almeida, respectivamente aos 8 e 10 minutos. Mas ainda faltava um convidado na festa portuguesa. Cristiano Ronaldo, que nada havia feito em quase uma hora de partida, decidiu entrar na brincadeira. Entre 14 e 26 minutos, o gajo participou de cinco boas tramas ofensivas, sendo que, em uma delas, deixou o volante Tiago na cara do gol para colocar 4 x 0 no placar, e em outra carimbou o poste do goleiro Ri Myong. Depois de aproximadamente 10 minutinhos de paz para a retaguarda norte-coreana, Liédson entrou em campo recolocando fogo no jogo. Aos 35 aproveitou passe de Duda e deixou sua marca. Aos 42, roubou a bola do adversário e deixou-a com Cristiano Ronaldo, que enfim acabou com o seu jejum de gols com a camisa de Portugal (o craque não marcava pela Seleção desde fevereiro de 2009). Ainda sobrou tempo para Tiago se sagrar artilheiro do jogo ao receber novo passe de Duda e marcar o sétimo gol. Simplesmente Espetacular o show de bola português!

- O Chile não realizou uma grande partida diante da Suiça. Os pontas Sánchez e Beausejour não foram tão produtivos quanto na estréia diante de Honduras, Fernández não teve a participação ofensiva que poderia, o ala-direita Isla foi peça rara no ataque e o centroavante Suazo pouco tocou na bola. Depois de escrever isso tudo, você deve estar se perguntando qual o motivo de eu colocar a atuação chilena aqui no “Mandou Bem!”. Te respondo: o Chile está aqui por conseguir vencer um adversário forte, como a Suiça provou ser ao derrotar a Espanha, e por não ter desistido em nenhum momento. Para fazer um paralelo, Gana enfrentou a Austrália tendo um homem a mais durante mais de um tempo, assim como o Chile teve diante da Suiça. Porém, enquanto Gana não passou de um empate contra a frágil Austrália, o Chile conseguiu importantíssimos três pontos. Também merece aplausos, muitos, na verdade, o argentino treinador do Chile Marcelo Bielsa. Ele realizou suas três alterações possíveis colocando em campo Valdívia, Paredes e González. E foi justamente este o trio que participou do gol da vitória, com Valdívia dando longo passe para o Paredes colocar a bola na cabeça de González e este balançar o filó.

------------------------------------------------------------------------

MANDOU MAL!

- Impressionante a mudança de postura da Coréia do Norte em um intervalo tão pequeno. Se diante do Brasil os norte-coreanos pareciam jogar a partida de suas vidas, contra Portugal eles não queriam nem estar em campo. Depois de um bom começo, quando até mantinham equilibrada a partida, os norte-coreanos sentiram, e muito, o primeiro gol sofrido. Aquela equipe organizada e cheia de força de vontade deu lugar à um time de churrasco. Sabem aquele futebolzinho depois de inúmeros pedaços de carne e mais latas de cerveja? Pois é, assim estava a Coréia do Norte. Se na Copa do Mundo de 1966 os norte-coreanos venceram a Itália e só foram eliminados por Portugal pois o lendário Eusébio estava em um dia perfeito, tendo marcado 4 gols após a Coréia do Norte abrir 3 x 0, desta vez eles levarão uma histórica goleada de volta para casa.

- Pode parecer um fato estranho eu ter colocado a Espanha entre quem “Mandou Bem!”, após ela ser derrotada pela Suiça, e colocar ela aqui, em “Mandou Mal!”, depois da vitória sobre Honduras. Porém, a meu ver, os defeitos técnicos e táticos que a Espanha apresentou contra Honduras puderam ser encobertos pelo ímpeto da busca pela vitória. E este ímpeto não esteve presente diante de Honduras. Um jogo contra uma equipe de baixo nível técnico e que possui um sistema defensivo longe de ser organizado deveria ser mais bem aproveitado pela “Fúria” – que não teve nada de furiosa. E mais, os gols desperdiçados diante da Suiça, que pareciam ser coisa rara, voltaram a aparecer. O próprio Villa, autor dos dois gols da vitória, desperdiçou outras duas boas oportunidades e um pênalti. Já Fernando Torres, claramente fora de forma, também não ficou atrás e jogou duas chances de sacudir o filó no lixo. Os gols que não marcou e o tratamento, em minha opinião inadequado, dado ao jogo podem complicar a vida dos espanhóis. A Espanha precisa vencer o Chile, que possui duas vitórias e ainda não levou gols, para garantir a classificação. E caso consiga a vitória, terá que fazer cálculo de saldo de gols para verificar se vai ser o líder. Admito que não esperava isto da Espanha.

------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- A Itália (1938), a Inglaterra (1966) e o Brasil (1994) são as Seleções que conquistaram a Copa do Mundo tendo marcado menos gols. Estas três Seleções conquistaram o caneco marcando apenas 11 gols na competição. Por outro lado, a Alemanha de 1954 é a Campeã com mais tentos marcados, com 25 gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário