sábado, 12 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - FASE DE GRUPOS

Olá amigos do FUTEBOLA!

Coréia do Sul 2 x 0 Grécia – Grupo B
Argentina 1 x 0 Nigéria – Grupo B

------------------------------------------------------------------------

MANDOU BEM!

- A estréia da Coréia do Sul no Mundial foi excelente e acima de todas as expectativas. Pelos amistosos pré-Copa (vitórias sobre Costa do Marfim, Equador e Japão, todas por 2 x 0) já dava pra perceber que a equipe sul-coreana sabe jogar futebol. Entretanto, para um primeiro jogo de Copa do Mundo, onde normalmente as pernas pesam mais e o nervosismo é grande, a Coréia do Sul jogou uma bola redondinha e de muita qualidade. Sistema defensivo seguro, troca de passes com qualidade e contra-ataques velozes fizeram parte do menu sul-coreano na tranquila vitória sobre a Grécia. O que mais me chamou a atenção foi a homogeneidade da equipe. Todos, repito, todos, os sul-coreanos realizaram uma bélissima partida, até mesmo o goleiro Jung-Sung Ryong, que apareceu bem quando sua Seleção já vencia por 2 x 0 e resolveu recuar. Destacando aqueles que em minha opinião foram os melhores homens em campo, vamos aos elogios à Lee Jung-Soo e Park Ji-Sung. O zagueiro Lee Jung-Soo, assim como seu parceiro Cho Yong-Hyung, tiveram uma atuação de enormes segurança e sobriedade, sendo que Lee merece maior destaque pelo fato de ter aberto o placar logo aos 7 minutos de jogo, deixando sua equipe ainda mais tranquila. Já Park Ji-Sung cumpriu de maneira perfeita a tarefa de ser o líder técnico da equipe. Constantemente utilizado por Alex Ferguson no seu clube, o Manchester United, Park sempre me agradou com seu estilo de jogo voltado para o coletivo, sendo muito importante para os “Red Devils”. Na Seleção Sul-Coreana ele assumiu o papel de protagonista com muita autoridade, sendo o principal articulador ofensivo e até marcando gols, como quando aproveitou a bobeada da defesa grega e colocou o 2 x 0 no placar. Um fato curioso: com o gol marcado, Park se coloca ao lado do ex-atacante Al Jaber, da Arábia Saudita, como os asiáticos que balançaram as redes em 3 Mundiais.

- O duelo entre o argentino Messi e o goleiro nigeriano Enyeama foi daqueles para constar em qualquer capítulo sobre a recém iniciada Copa do Mundo de 2010. Em uma partida bastante aberta, devido à postura ofensiva de ambas as equipes, a Argentina se valeu de sua maior qualidade técnica para criar as melhores tramas ofensivas. Foram 10 o número de oportunidades de gols criadas pelos hermanos, sendo que Lionel Messi participou de nada menos que 8 delas, uma atuação digna de quem quer escrever seu nome na história dos Mundiais. Durante os 90 minutos o duelo Messi x Enyeama ocorreu em quatro oportunidades, com o goleirão africano realizando uma defesa mais espetacular do que a outra. A Argentina teve uma boa estréia, principalmente no 1º tempo, quando abriu o placar com Heinze, logo aos 6 minutos, em falha da defesa nigeriana, depois de já ter criado duas oportunidades de sacudir o filó. Daí até o fim do jogo, o placar só não foi ampliado pelo triunfo de Enyeama, dono da melhor atuação da Copa até o momento, sobre Messi.

- Não sou dos maiores fãs de Maradona como treinador e não concordo nem um pouco com a armação de seu sistema defensivo, com a escolha de Gutiérrez na lateral-direita e Demichelis na zaga central. E concordo muito menos com o Higuaín, em minha opinião um jogador razoável, de titular e Diego Milito esquentando o banco. Porém, bato palmas para o Maradona na opção de armar a Argentina de maneira extremamente ofensiva. A formação inicial contando com Verón, Di María, Messi, Tévez e Higuaín assusta qualquer sistema defensivo.

------------------------------------------------------------------------

MANDOU MAL!

- Em 2004, a Grécia chocou o Planeta Bola ao conquistar a Eurocopa. Contando com um sistema defensivo de impressionante solidez, os gregos foram de uma eficiência única, tendo eliminado, com vitórias por 1 x 0, a França, a República Checa e Portugal, os donos da casa. Entretanto, quem esperava ver semelhante sistema defensivo na estréia do Mundial contra a Coréia do Sul se surpreendeu. Como sofreu o bom goleiro grego Tzorvas. Os laterais (Seitaridis e Torosidis) e a dupla de zaga (Vyntra e Papadopoulus) tiveram uma atuação abaixo de qualquer crítica. Completamente perdidos com a velocidade e troca de passes dos sul-coreanos, além de se complicarem diversas vezes nas saídas para o jogo, como no gol do Park Ji-Sung, a atuação do sistema defensivo grego só pode ser classificada como um desastre. E lá na frente, no ataque, a situação também não foi nada boa. O treinador Otoo Rehhagel iniciou com três atacantes e um meia-ofensivo. No decorrer da partida, trocou o ponta-direita, o ponta-esquerda e o meia-ofensivo (respectivamente Charisteas, Samaras e Karagounis por Kapetanos, Salpingidis e Patsa) e, de nenhuma maneira conseguiu municiar o centroavante Gekas, artilheiro das Eliminatórias Européias para o Mundial.

- Se não foram tão precários quanto o da Grécia, os sistemas defensivos de Nigéria e Argentina deixaram muito a desejar. Vou absolver aqui os nigerianos pois, como citei anteriormente, tentar parar a frente de ataque argentina não é tarefa das mais simples. E eles se esforçaram e não apelaram para a violência. Porém, não é possível colocar panos quentes na ruim atuação defensiva dos hermanos. A principal fraqueza da retaguarda argentina foi o lado direito, que contava com o improvisado Gutiérrez. Foi por ali que a Nigéria criou três boas jogadas e poderia ter complicado a estréia dos comandados de Don Diego. Acredito que para a fase de grupos, a Argentina não terá muitos problemas, porém contra adversários mais fortes, a situação ficará mais difícil.

------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- O alemão Lothar Matthaüs é o jogador com mais partidas disputadas na história da Copa do Mundo, com 25 atuações. Porém, o atleta que mais minutos esteve em campo é o italiano Paolo Maldini, com 2217 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário