quinta-feira, 10 de junho de 2010

PODEM PEGAR AS VUVUZELAS! VAI COMEÇAR A COPA DO MUNDO!

Olá amigos do FUTEBOLA!

Que me desculpem os Jogos Olímpicos, Grandes Prêmios do automobilismo, jogos das estrelas de esportes norte-americanos, Grande Slams de tênis e eventos de semelhante alcance, mas vai começar o MAIOR EVENTO ESPORTIVO DO PLANETA, A COPA DO MUNDO!

Diversas vezes já ouvi frases do tipo: “Se Zizinho, Puskas, Cruijff e Zico não venceram uma Copa do Mundo, azar da Copa” ou “O fato de não ter conquistado a Copa do Mundo, não altera em nada a importância da Seleção Húngara de 1954, da Holandesa de 1974 e da Brasileira de 1982”. Amigos, eu discordo em gênero, número e grau de afirmações com este sentido. Nunca existiu e nunca existirá no futebol um jogador ou uma equipe maior do que a Copa do Mundo, nem mesmo Pelé, aquele extraterrestre que conquistou três canecos mundiais.

Quando em 8 de maio de 1902 o holandês Carl Anton Wilhelm Hirschmann apresentou um estatuto à Football Association, entidade que comandava o futebol na Inglaterra e a mais antiga existente, buscando a criação de uma associação para dirigir o futebol mundial, ele não tinha idéia do grande feito que estava realizando. Hoje, mais de um século após a sua criação, datada oficialmente em 21 de maio de 1904, a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) já conta com mais membros do que a ONU (Organização das Nações Unidas) e do que o COI (Comitê Olímpico Internacional), o que mostra a força adquirida pelo futebol.

Logo após o nascimento da FIFA, o seu primeiro presidente, Robert Guerin, buscou a criação de um torneio envolvendo as principais seleções do futebol mundial, porém a falta de interesse dos países foi determinante para o esquecimento do projeto. Anos mais tarde, quem impediu o surgimento do torneio foi a I Guerra Mundial, que atingiu a Europa com toda a força. Somente sob a presidência de Jules Rimet que, em 1930, a primeira Copa do Mundo foi realizada. Desde então, acompanhando o crescimento da FIFA, a Copa do Mundo se tornou o evento esportivo mais acompanhado em todo o mundo.

Hoje, nas vésperas de sua 19ª edição, a Copa do Mundo já possui muita história para contar. Ela já foi arduamente desejada por líderes políticos, já fez mais de centenas de milhares de torcedores se calarem durante minutos que mais pareciam anos, diante de uma dolorida derrota, já presenciou homens jogando partidas de futebol com o orgulho de estarem defendendo a própria pátria, já viu príncipe entrar em campo para pedir a anulação de um gol contra seu país, já uniu inimigos políticos em uma mesma histórica fotografia...

Agora, após passar pela América, Europa e Ásia, ela chega na África. Se alguém ainda possui opinião contrária a realização do Mundial no Continente Africano, peço que pense em como está o coração de Nelson Mandela que, após passar por tudo que passou em sua vida, verá seu país receber um evento de tamanha importância. Depois de todas as tristezas, e não foram poucas, que Mandela e seu povo viveram, eles agora estarão diante de um mês de uma alegria inigualável. Os maiores personagens do maior esporte do mundo estarão em sua Terra Natal. Ele e eles merecem.

Durante o próximo mês, não vamos deixar que somente a Seleção seja a Pátria de chuteiras. Sejamos nós, a Seleção de sapatos. Esqueçamos os gostos pessoais por este ou aquele jogador e as divergências com as opiniões do treinador. É Copa do Mundo! É a Seleção Canarinho que estará em campo! Torçamos por ela!

Para declarar aberta a Copa do Mundo no FUTEBOLA, aqui vai um lembrete para nossa Seleção: “Copa do Mundo se ganha com fé, mas também com medo de perdê-la. Copa do Mundo, ganha quem ama o futebol. Copa do Mundo, ganha quem tem mais intimidade com a bola. E NÓS SOMOS AMIGOS DE INFÂNCIA DE TODAS AS BOLAS DO MUNDO.” – Nílton Santos, a “Enciclopédia do Futebol”, após o Brasil conquistar o Bi-mundial em 1962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário