segunda-feira, 14 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - FASE DE GRUPOS

Olá amigos do FUTEBOLA!

Holanda 2 x 0 Dinamarca – Grupo E
Japão 1 x 0 Camarões – Grupo E
Itália 1 x 1 Paraguai – Grupo F

------------------------------------------------------------------------

MANDOU BEM!

- Após realizar uma 1ª etapa apenas razoável, a Holanda teve um belíssimo 2º tempo contra a Dinamarca, estreou com uma boa vitória no Mundial e tirou um peso das costas, afinal começar vencendo ajuda muito psicologicamente. Dois fatores foram essenciais para a evolução holandesa na 2ª etapa, sendo que o primeiro deles ocorreu com menos de 1 minutinho. Após boa jogada de van Persie pela esquerda e cruzamento para área, o zagueiro dinamarquês Simon Poulsen cabeceou contra a própria pátria e marcou contra. Depois do gol sofrido, a Dinamarca acusou o golpe e nada conseguiu produzir ofensivamente, diferente da Holanda que constantemente assustava o goleiro Sorensen. Contando com mais jogadores de bom nível técnico, a Holanda se postou bem no campo de ataque e comandou toda a 2ª etapa. O segundo fator responsável pela melhora da “Laranja Mecânica” no 2º tempo deu-se aos 21 minutos com a entrada do ponta-esquerda Elia no lugar de van der Vaart. Improvisado na posição de meia aberto pela esquerda, van der Vaart até buscou o jogo, tendo participado de boas tramas, porém ele sempre aparecia pela meiúca e fragilizava o setor ofensivo esquerdo holandês. Até a entrada do Elia, a Holanda só havia realizado a jogada do gol por ali. Mas isso mudou. Com muita velocidade e impetuosidade, Elia precisou de apenas 25 minutos para se tornar a principal arma holandesa e o melhor homem em campo. Foi de seus pés que surgiu o gol que fechou o caixão dinamarquês, quando ele recebeu lindo passe de Sneijder e colocou a pelota com muita categoria no cantinho do goleiro Sorensen. A redonda não balançou as redes de imediato, batendo caprichosamente na trave, mas no rebote Kuyt completou e deu números finais a partida.

- Muito segura a atuação do Japão contra Camarões. Diante de um adversário que atuava com três atacantes, o sistema defensivo japonês se comportou de maneira exemplar. Os laterais (Komano e Nagatomo), os volantes (Abe e Hasebe) e, principalmente, a dupla de zaga que era formada pelo veterano Nakazawa e pelo brazuca Marco Túlio, conseguiram controlar sem muitos problemas as investidas africanas. Entretanto o Japão não se defendeu apenas. Concentrando seu jogo com o meia-direita Matsui, que as vezes tinha a companhia do bom volante Hasebe, do Wolfsburg-ALE, o Japão constantemente incomodava o goleiro camaronês Suleymanu. Diferente do meia-esquerda Endo, um jogador de boa qualidade nos passes e que esteve sumido em campo, Matsui jogou um bolão na 1ª etapa e foi o principal responsável pela vitória nipônica. Foi de seus pés que saiu o perfeito cruzamento para o atacante Honda balançar as redes. Com a vantagem no placar o Japão até que recuou mais do que devia, mas a segurança mostrada por Nakazawa, Marco Túlio e cia garantiu o resultado.

- Muito boa a atuação do ponta italiano Simone Pepe no duelo contra o Paraguai. No 1º tempo, quando a Itália apresentou um péssimo futebol e saiu para o intervalo perdendo por 1 x 0, ele já havia se mostrado o melhor jogador ofensivo da equipe, o que não é muito se lembrarmos que seus companheiros eram Iaquinta e Gilardino. Após o intervalo, percebendo que a “Azzurra” precisava melhorar para não sair derrotada, Pepe passou a correr em dobro e se movimentar por todos os cantos do setor ofensivo. Tudo bem que o Paraguai resolveu recuar por completo e abdicar totalmente do ataque e a entrada de Camoranesi deu mais qualidade aos italianos, mas ora caindo pela direita, ora pela esquerda, Pepe foi o principal responsável pelo crescimento ofensivo de sua equipe. Foi após um escanteio cobrado por ele que o goleiro paraguaio Villar falhou feio e De Rossi empatou o placar. Além da boa técnica, outro fato que muito me chamou a atenção no futebol do Simone Pepe foi a sua entrega e força de vontade. Impressionante como ele não parava de correr nem quando a bola saía, se comportanto diversas vezes como gandula para levar a “Azzurra” a frente com mais velocidade.

------------------------------------------------------------------------

MANDOU MAL!

- Em um Mundial que vem se mostrando bastante equilibrado, os erros individuais estão sendo decisivos. Os goleiros Green (Inglaterra) e Chaouchi (Argélia) já engoliram frangaços. No duro duelo contra Gana, o zagueiro sérvio Kuzmanovic meteu a mão na bola, cometeu pênalti e foi responsável direto pela derrota de sua equipe. No embate contra a Holanda, a Dinamarca havia realizado uma boa 1ª etapa, muito segura defensivamente, criando oportunidades de gols e explorando a apenas razoável retaguarda holandesa. Porém, com alguns segundos do 2º tempo, o lateral-esquerdo dinamarquês Simon Poulsen, em total falta de atenção, cabeceou a redonda nas costas do companheiro Agger e deu um gol de bandeja para o adversário. A partir daí a Dinamarca não conseguiu mais andar em campo e foi presa fácil para a Holanda.

- Em entrevista ao jornal francês L’Equipé o capitão e estrela de Camarões Samuel Eto’o deu a seguinte declaração: “Camarões pode vencer a Copa. As pessoas acham que estou louco quando digo isso, mas se você acha que tem a melhor equipe do mundo, você é mais forte”. Bom, eu também acho que Eto’o está louco. Depois de acompanhar atentamente a Copa da África no início ano, não me surpreendi com o fraco futebol apresentado pelos “Leões Indomáveis” (?) diante do Japão. Assim como torneio continental, Camarões mostrou na estréia contra o Japão que, apesar de possuir bons valores individuais, não tem a mínima estrutura ofensiva. Enquanto Eto’o ficava plantado na ponta-direita e era alvo fácil para os japoneses, Webo jogava de centroavante e nem sequer encostava na pelota. Em minha opinião, é um desperdício o treinador Paul Le Guen utilizar Eto’o como ponta e não na faixa central. Além da falta de movimentação do trio ofensivo, que também contava com o ponta-esquerda Moting, outro fator responsável pela péssima atuação de Camarões é a falta de qualidade ofensiva do tripé de meio-campo, mas capacitado para defender do que para atacar. Na parte final do jogo, contando com o excessivo recuo japonês e com as entradas de Emana, Idrissou e Geremi, Camarões até melhorou um pouco e quase empatou em uma bomba do lateral M’Bia que acertou a trave, porém foi pouco. Tudo bem que Eto’o tá meio lelé da cuca, mas que Camarões poderia pelo menos chegar na fase de mata-mata, isso poderia. Porém, com esse futebolzinho...

- Que a Seleção do Paraguai nunca foi um primor ofensivo todos sabemos. Porém, a postura apresentada pelos comandados do argentino Gerardo Martino no duelo contra a Itália foi muito covarde. Desde os primeiros minutos de jogo o Paraguai se preocupou apenas em se defender, situação que ficou ainda mais evidente após conseguir abrir o placar com um gol de cabeça do zagueiro Alcaraz. Diante de tanta falta de atitude ofensiva, o gol paraguaio só poderia mesmo ter saído após uma cobrança de falta. Sem a mínima estratégia para contra-atacar, os paraguaios permitiram que a Itália se postasse ofensivamente e acabaram sofrendo o empate. Espero e acredito que a postura diante de Eslováquia e Nova Zelândia, próximos adversários, será diferente.

------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- Na Copa do Mundo de 1986, Uruguai e Escócia empataram em 0 x 0. Foi neste duelo que, aos 55 segundos de jogo, o uruguaio Batista um recebeu cartão vermelho dado pelo árbitro francês Joel Quiniou, naquela que é a expulsão mais rápida da história dos Mundiais. Até o momento, Joel Quiniou é o juiz que mais apitou partidas de Copa do Mundo, com 8 jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário