terça-feira, 15 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - FASE DE GRUPOS

Olá amigos do FUTEBOLA!

Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia – Grupo F
Costa do Marfim 0 x 0 Portugal – Grupo G

------------------------------------------------------------------------

MANDOU BEM!

- Para um país onde o futebol é apenas semi-profissional, a Nova Zelândia foi muito bem em sua estréia na Copa do Mundo. Só o fato de a equipe ser organizada, com um 4-3-3 bem arrumadinho, já é uma surpresa. O trio de ataque (Smeltz, Killen e Fallon, da esquerda para a direita) participa do trabalho defensivo, o meia Elliott é o dono das bolas paradas, o lateral-direito Reid ataca pouco para o lateral-esquerdo Lockhead ter mais liberdade e o atacante Smeltz não é nada bobo. O gol de empate, marcado aos 48 minutos com Reid depois de bela jogada de Smeltz, já fez valer a Copa do Mundo para os neozelandeses.

------------------------------------------------------------------------

MANDOU MAL!

- Um verdadeiro papelão. Assim pode ser definida a estréia da Eslováquia na Copa do Mundo de 2010. Tudo bem que os eslovacos estão muito longe de uma potência futebolística, mas a postura mostrada pela equipe diante da frágil Nova Zelândia foi patética. Como citei anteriormente, a Nova Zelândia até possui, na medida do possível, algumas qualidades. Porém, era jogo para a Eslováquia se impor, principalmente após abrir o marcador no início da 2ª etapa. Nas eliminatórias para o Mundial, a Eslováquia bateu a República Checa, a Irlanda do Norte e a Polônia, todos os estes jogos fora de casa. Com jogadores que sabem tratar a pelota, como são os meias Hamsik e Weiss e o atacante Sestak, a Eslováquia tinha tudo para brigar com o Paraguai e até com a Itália em condições iguais. Porém, a situação dos eslovacos ficou dificílima após este empate com os neozelandeses. E tudo porque, com a vitória parcial de 1 x 0, eles preferiram recuar e segurar o resultado do que continuar jogando bola. O gol de empate sofrido aos 48 minutos é pra fazer os comandados do técnico Vladimir Weiss pensarem duas vezes antes de recuar excessivamente.

- Portugal ficou devendo muito em sua estréia no Mundial. Para uma equipe que conta com jogadores de primeiro nível do futebol como Ricardo Carvalho, Deco e Cristiano Ronaldo, além de coadjuvantes de bastante qualidade, como Raul Meireles, Danny e Liédson, os portugueses deveriam apresentar um futebol melhor. Tudo bem que a Costa do Marfim é muito forte fisicamente e que o recém-contratado treinador Sven Goran Eriksson conseguiu dar à equipe um padrão tático que não existia na Copa da África, disputada em janeiro, mas mesmo assim Portugal fez muito pouco. Oportunidade de gol criada pelos portugueses e que é digna de nota só mesmo a bomba que Cristiano Ronaldo mandou no travessão, aos 10 minutos da 1ª etapa. Cristiano Ronaldo que, diga-se de passagem, fez apenas isso o jogo inteiro. Se quiserem fazer um papel importante nesta Copa, os “patrícios” precisarão mostrar muito mais.

------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- Na Copa do Mundo de 2002, Brasil e Alemanha se enfrentaram pela primeira vez na história dos Mundiais. O duelo ocorreu na final e foi a sétima decisão disputada tanto pelo Brasil, que se sagrou Campeão com a vitória por 2 x 0, quanto pela Alemanha. E são justamente Brasil e Alemanha os recordistas em decisões disputadas.

Um comentário:

  1. Fala Diano!

    Faz tempo que não entro aqui pra prestigiar os textos. Adorei a cobertura deste último dia, e os textos estão cada vez melhores, parabéns!
    Concordo que o Brasil não foi bem e que as dificuldades contra a Coréia do Norte eram previsíveis, tendo em vista o histórico dessa seleção. Mas mesmo não tendo o seu melhor jogo contra equipes fechadas, acho que era possível fazer um placar mais elástico. Bastava jogar o primeiro tempo como jogou o segundo. Ainda assim não teria sido uma boa apresentação, mas poderia ter vencido por 2 ou 3 de diferença!
    Acho que o lance do Cristiano Ronaldo não foi no travessão, mas na trave direita do goleiro da Costa do Marfim, pelo menos é o que me lembro!

    Abraço!

    ResponderExcluir