sábado, 19 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - FASE DE GRUPOS

Olá amigos do FUTEBOLA!

Eslovênia 2 x 2 Estados Unidos – Grupo C
Inglaterra 0 x 0 Argélia – Grupo C

------------------------------------------------------------------------

MANDOU BEM!

- Assim como na estréia diante da Inglaterra, o Estados Unidos mostrou poder de recuperação e conseguiu buscar o empate após sair atrás no placar. Depois de um 1º tempo muito ruim, onde só conseguiu assustar o goleiro esloveno Handanovic aos 35 minutos e ainda saiu perdendo por 2 x 0, o Estados Unidos voltou do intervalo voando baixo. Comandado por seu principal jogador, o meia-atacante Landon Donovan, os americanos diminuíram o placar logo aos 3 minutos, em um belíssimo gol do próprio Donovan, que entrou na área pela direita e mandou uma bomba. Mesmo sem grande qualidade ofensiva, o EUA se postou totalmente no campo de ataque e pressionou a Eslovênia em busca do empate, que foi iniciado novamente por Donovan. Com um lançamento longo, Donovan encontrou Altidore que em uma linda assistência de cabeça deixou Bradley, o volante filho do treinador, livre para marcar. Se não é um primor ofensivo e não possui jogadores de grande qualidade técnica, o Estados Unidos é uma equipe bem arrumada e que não desiste por nada. E é justamente essa força de vontade que é a principal arma da equipe diante da Argélia, na última rodada, em jogo que vai valer a classificação.

- Muito boa a atuação da Argélia diante da horripilante Inglaterra. Mesmo com todo o péssimo futebol que o “English Team” vem apresentando, e é realmente muito ruim, surpreende o fato de a Argélia ter se postado melhor em campo durante os 90 minutos. Isso mesmo, do apito inicial ao final foram os argelinos que apresentaram um futebol de melhor qualidade. Com um esquema tático bem incomum, o 3-4-3, a Argélia conseguiu anular a produção ofensiva inglesa, tornando Gerrard e Lampard jogadores quase nulos em campo. Os três zagueiros – Boughera, Halliche e Yahia, com o primeiro sendo um dos melhores jogadores em campo – estiveram bastante seguros. Muito importante para a segurança do sistema defensivo foi a proteção dos volantes Yebda e Lacen e dos alas Kadir e Belhadj. Vale elogiar aqui o preparo físico do ala-esquerdo Belhadj, que não parou de correr sequer um minutinho. Ofensivamente, a Argélia me agradou por pelo menos tentar atacar, mantendo-se boa parte do jogo no campo inglês e tendo maior posse de bola. Porém, sem um meia organizador e um homem de referência na área, ficou muito difícil a produção de jogadadas que assustasse o goleiro inglês James. Quem mais mostrou intimidade com a redonda, assim como na partida de estréia contra a Eslovênia, foi o ponta-esquerda Ziani, que deu muito trabalho para Glen Johnson, lateral-direito da Inglaterra. Com certeza o fato de ter sido superior à Inglaterra animou os argelinos, que só dependem de suas forças para se classificar para a próxima fase. Como citei acima, Argélia e Estados Unidos vai ser uma verdadeira decisão, com ambos os lados colocando o coração na ponta da chuteira.

------------------------------------------------------------------------

MANDOU MAL!

- A Eslovênia caiu na velha bobagem de recuar por completo depois de conseguir uma boa vantagem e acabou saindo de campo com um gostinho de derrota, apesar do placar de 2 x 2, diante do Estados Unidos. Na 1ª etapa, a Eslovênia mostrou grande eficiência ao conseguir concluir com precisão as únicas duas oportunidades de gols que criou. Aos 13 minutos, o bom e técnico meia Birsa acertou um belo arremate e abriu o placar. Sem serem incomodados pelo adversário, os eslovenos levavam o jogo em banho maria até conseguirem ampliar a vantagem com Ljubjankic, aos 41. Poderiam ter voltado do intervalo trocando passes e esfriando o jogo, porém preferiram apenas se defender e abdicar do ataque por completo. Resultado: o Estados Unidos se postou ofensivamente, empatou o jogo e poderia até ter virado o placar. Se vencesse, os eslovenos seriam os primeiros do Mundial a garantirem a classificação para a próxima fase. Entretanto, preferiram o excessivo recuo e agora terão um difícil jogo contra a Inglaterra.

- Estou com sérias dúvidas sobre qual é a maior decepção da Copa até o momento: França ou Inglaterra? Não consigo compreender como uma equipe que conta com Terry, Gerrard, Lampard e Rooney pode apresentar um futebol tão ridículo. E compreendo menos ainda um treinador como Fábio Capello, que recebe aproximadamente um milhão e meio de reais por mês e já está de contrato assinado com a Seleção Inglesa até o fim da Euro 2012, não consegue organizar jogadores de tamanha qualidade técnica. Durante os 90 minutos do jogo contra a Argélia, a Inglaterra não produziu sequer uma única jogada. Gerrard e Lampard parecem não saber o que devem fazer em campo. O bom lateral-esquerdo Ashley Cole é peça rara no campo de ataque. Wayne Rooney não tem um parceiro de ataque e está em péssima fase técnica. O time não consegue tramar jogadas pelos lados do campo ou então prepararem o terreno para que os meias consigam chutar de longe. E por aí vai... No último jogo do grupo, contra a Eslovênia, a Inglaterra terá que jogar muito, mas muito mais do que jogou até o momento, se quiser se classificar. Não que a Eslovênia seja um forte adversário, é que o futebol inglês ainda não entrou em campo nesta Copa do Mundo.

------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- As Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia), disputaram apenas uma partida de Copa do Mundo, em 1938, quando perderam de 6 x 0 para a Hungria, sendo o país que menos jogos realizou em Mundiais. Por outro lado, Brasil e Alemanha tinham, até o início deste Mundial na África, 93 partidas disputadas cada um, estando empatados como países que mais estiveram em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário