domingo, 13 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - FASE DE GRUPOS

Olá amigos do FUTEBOLA!

Argélia 0 x 1 Eslovênia – Grupo C
Sérvia 0 x 1 Gana – Grupo D

------------------------------------------------------------------------

MANDOU BEM!

- Se dentro de campo o duelo entre Eslovênia e Argélia não teve muitas atrações, não se pode dizer o mesmo da arquibancada. Presente no estádio estava ninguém menos do que Zinedine Zidane, filho de argelinos, o que causou um alvoroço nos torcedores mais próximos e deu muito trabalho aos seguranças. Seguranças que também tiveram outro motivo para se preocupar quando um insano torcedor argelino resolveu subir e se pendurar nos refletores do estádio, para melhor assistir ao jogo e deixar tremular a bandeira de sua nação. Só espero que ele não tenho se atirado de lá após a Eslovênia sacudir o barbante.

- Sabem aquelas frases batidas de que Seleções Africanas são desorganizadas e só possuem correria? Pois então, esqueçam elas para falar sobre Gana. Durante a campanha do vice-campeonato da Copa Africana de Nações, no início do ano, foi possível ver em Gana uma equipe que sabia se postar em campo e mostrava solidez defensiva. Os laterais (Pantsil e Sarpei) pouco sobem ao ataque e os meias abertos (Tagoe e Ayew) auxiliam, e muito, o sistema defensivo, o que dificulta as jogadas laterais dos adversários. Pelo centro, os dois volantes (Annan e Boateng) protegem muito bem a dupla de zagueiros (Mensah e Vorsah), que raramente se encontram no mano a mano com um atacante rival. O meia-ofensivo Asamoah, apesar de sumir do jogo em alguns momentos, sabe tratar a redonda e também ajuda na marcação inicial. Lá na frente, no ataque, um único jogador, Gyan, tem a missão de brigar com os zagueiros adversários. E como ele se sai bem! A Copa da África também serviu para mostrar a qualidade deste belo centroavante, que não se importou com a concorrência de Drogba e Eto’o e foi disparado o melhor avante do torneio. No equilibrado e fechado duelo contra a Sérvia, Gyan teve três chances de balançar as redes. Em duas delas carimbou a trave, uma de cabeça e um quase-perfeito chute cruzado, e na outra marcou o gol da vitória ao cobrar o pênalti com precisão. Esta Seleção de Gana é a Seleção menos africana que já vi, tamanha a organização tática, e para ela funcionar Gyan é essencial na finalização das poucas chances que aparecem. E ele começou bem.

------------------------------------------------------------------------

MANDOU MAL!

- Impressionante o deserto de criatividade que foi o duelo entre Argélia e Eslovênia. Sendo bastante bonzinho, é possível excluir o meia-esquerda argelino Ziani e o meia-direita esloveno Birsa do grupo de jogadores que trataram a bola de maneira cruel. Com a pelota rolando, não foi possível ver uma única jogada bem tramada, digna de aplausos. E para espelhar de maneira perfeita a qualidade presente em campo, o goleiro argelino Chaouchi engoliu um baita de um frango após chute do meia Koren.

- Esperava muito mais da Sérvia em sua estréia no Mundial. Em um grupo muito equilibrado, que ainda conta com Gana, Alemanha e Austrália, os duelos contra ganeses e australianos são de extrema importância para o futuro sérvio na competição. Porém, a meu ver, a Sérvia não entrou para jogar esta decisiva partida contra Gana com “a faca entre os dentes” e vai pagar caro por isso. Para exemplificar a total falta de ímpeto ofensivo dos sérvios, vale ressaltar que o gigante atacante Zigic, o mais alto jogador do Mundial com 2,02m, não conseguiu receber um cruzamento em condições de cabecear durante mais de uma hora que ficou em campo. Os sérvios terão que jogar bem mais se quiserem roubar pontos da Alemanha e brigar para avançar para a 2ª fase.

------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- Com o gol marcado contra Gana, na fase oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2006, o brasileiro Ronaldo deixou o alemão Gerd Müller para trás e, com 15 gols marcados, se tornou o maior artilheiro da história dos Mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário