quarta-feira, 23 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - FASE DE GRUPOS

Olá amigos do FUTEBOLA!

*México 0 x 1 Uruguai – Grupo A
França 1 x 2 África do Sul – Grupo A
*Nigéria 2 x 2 Coréia do Sul – Grupo B
Grécia 0 x 2 Argentina – Grupo B

*jogos assistidos
------------------------------------------------------------------------

MANDOU BEM!

- Bastava um simples empate no duelo entre uruguaios e mexicanos para ambos se classificarem e o temor por um “jogo de cumpadres” era geral. Entretanto, pelo bem do futebol, as duas Seleções mostraram enorme honestidade e integridade e jogaram uma bela partida. Melhor para o Uruguai, que com uma equipe bem equilibrada conquistou a vitória e escapou de pegar a Argentina nas oitavas-de-final. Com 7 pontos conquistados, preciso admitir que a “Celeste Olímpica” me surpreendeu, mais ainda depois da ruim estréia contra a França onde nada produziu em termos ofensivos. O treinador Oscar Tabárez encontrou a formação ideal para sua equipe e montou um esquema bastante equilibrado, onde um tripé de excelentes volantes (Pérez, Álvaro Pereira e Arévalo) protege uma defesa que se não é um primor de segurança também não é um queijo suiço. Porém, foi o acerto na montagem do trio ofensivo que deu a classificação em primeiro lugar para o Uruguai. A escolha de Forlán para jogar de homem de ligação e da dupla Luís Suares/Cavani no ataque fez muito bem para o Uruguai, que apresentou tanto contra a África do Sul quanto diante do México um ótimo poder ofensivo. Neste duelo contra os mexicanos, o gol surgiu justamente após uma trama entre os três, quando Forlán abriu a jogada com perfeição para Cavani que colocou a pelota com carinho na cabeça de Suárez, que nem teve trabalho para balançar as redes. Linda jogada! A meu ver, Uruguai e México foram com sobras as melhores equipes do Grupo A e fizeram por merecer a classificação.

- Um duelo que a princípio não prometia muito acabou se tornando um grande jogo de futebol. Nigéria e Coréia do Sul jogaram uma empolgante e emocionante partida e deixaram os apreciadores do futebol bastante felizes. A alternância de domínio das ações ofensivas foi o principal fator que deteminou a grande qualidade da partida. Ora a Coréia do Sul levava perigo, ora a Nigéria chegava na cara do gol. Um jogo aberto, como pouco tem se visto no Mundial. Mesmo tendo sido assustada logo no início da partida, foi a Nigéria quem dominou a 1ª etapa. Com seus meias abertos (Obasi pela direita e Uche pela esquerda) voando baixo, as “Águias” abriram o placar aos 11 minutos – Uche completou cruzamento de Odiah – perdeu duas boas oportunidades com o Obasi e acertou o poste sul-coreano, novamente com Uche. Este resultado complicaria muito o 2º tempo da Coréia do Sul, que voltaria nervosa para o campo pois necessitava pelo menos do empate, já que a Grécia não vencia a Argentina. Porém, depois de passar um bom tempo sem ameaçar o goleiro nigeriano Enyeama, L. S. Yeung cobrou falta na área, a defesa africana falhou e J. S. Lee colocou no fundo do gol empatando o placar. O gol fez muito bem aos sul-coreanos, que voltaram com tudo para a 2ª etapa, com destaque principal para C. Y. Park, que além de marcar, de falta, o gol da virada, logo aos 3 minutinhos, ainda infernizou o sistema defensivo nigeriano. Como a Coréia vencia e a Grécia nada fazia diante dos argentinos, as vagas pareciam já estar decididas, principalmente depois que Yakubu perdeu uma chance inacreditável quase na linha do gol. Entretanto, o jogo não tardaria a voltar a esquentar. Aos 23 minutos, o mesmo Yakubu cobrou pênalti com tranquilidade e empatou o placar. Menos de 10 minutos depois, Demichelis abriu o placar para a Argentina diante da Grécia. Resumo: bastava a vitória para os nigerianos se classificarem. Com muita força de vontade e mostrando um futebol digno das boas equipes africanas, a Nigéria foi com tudo para cima da Coréia. Obafeme Martins e duas vezes Obinna, sendo uma delas na cara do goleiro J. S. Ryong, quase marcaram o que seria o gol da classificação, mas o jogão acabou mesmo empatado. Com o apito final, os sul-coreanos desabaram de cansaço e também de emoção. O merecido prêmio para quem evoluiu muito nos últimos anos, tanto taticamente quanto tecnicamente. Esta foi mais uma prova de que em Copa do Mundo, deve se esperar um jogão de bola a qualquer momento.

------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- Com duas expulsões cada, o camaronês Rigobert Song e o gênio francês Zinedine Zidane são os únicos jogadores que já receberam dois cartões vermelhos na história das Copas do Mundo. Já a Seleção com mais expulsões é a Argentina, com 10 jogadores tendo ido mais cedo para o chuveiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário