quarta-feira, 23 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - FASE DE GRUPOS

Olá amigos do FUTEBOLA!

*Eslovênia 0 x 1 Inglaterra – Grupo C
Estados Unidos 1 x 0 Argélia – Grupo C
*Gana 0 x 1 Alemanha – Grupo D
Austrália 2 x 1 Sérvia – Grupo D

*jogos assistidos
------------------------------------------------------------------------

MANDOU BEM!

- Durante uma hora a Inglaterra jogou o futebol que dela se esperava nesta Copa do Mundo de 2010. Anulando completamente as frágeis e escassas tentativas de ataques eslovenas, os ingleses dominaram todo o 1º tempo e os primeiros 15 minutos após o intervalo. Com Milner voando pela direita, Gerrard aparecendo pro jogo, Rooney mostrando sua movimentação característica e Defoe provando que merece ser titular do “English Team”, os ingleses enfim entraram em campo no Mundial. O gol saiu ainda na 1ª etapa e surgiu de uma das boas descidas de Milner pela direita, que Defoe completou pro fundo das redes com muito oportunismo. Controlando o jogo sem abdicar do ataque, a Inglaterra ainda teve chances de ampliar o placar no 1º tempo, com Lampard, Defoe e Gerrard. Na volta do intervalo, Rooney e cia pareciam querer decidir a partida logo e criaram três boas oportunidades de sacudir o barbante, sendo que na melhor delas o goleiro Handanovic salvou uma potente cabeçada do zagueirão Terry. Nos últimos 30 minutos de jogo, a Inglaterra diminuiu muito o ritmo e parou de assustar os eslovenos, mostrando o mesmo futebol fraco das partidas anteriores. Muito ajudou para a queda da Inglaterra no jogo a substituição realizada pelo Fabio Capello, que trocou Rooney por Joe Cole. A saída do Rooney acabou com toda a força ofensiva inglesa, que por pouco não viu a classificação ir pelo ralo. Entretanto, apesar do péssimo final de jogo, deu para perceber, pelo menos por 60 minutos, que os ingleses têm potencial para chegar mais longe no Mundial. Mesmo que o próximo adversário seja a Alemanha.

- Diferente da postura da Eslovênia diante da Inglaterra, quando passou boa parte do jogo somente tentando se defender, Gana enfrentou a Alemanha de igual para igual. Como os alemães precisavam da vitória – pois a qualquer momento a Sérvia poderia marcar um gol contra a Austrália e tirar a Alemanha da zona de classificação – o jogo se tornou bem interessante e com diversas oportunidades de gols. Enquanto a Alemanha se concentrava no seu lado direito, Gana era comandada pelo excelente Ayew, o filho do grande ídolo ganês Abedi Pelé. Para exemplificar estas armas ofensivas, as três melhores tramas ofensivas de Gana na 1ª etapa contaram com a presença de Ayew e a Alemanha construiu 11 ataques pela direita, sendo que dois deles assustaram o goleiro Kingson. Após o intervalo, ambas as equipes não diminuíram o ritmo. A Alemanha abriu o placar com um golaço do meia Ozil, um dos melhores valores do Mundial até o momento, enquanto Gana, novamente pelos pés de Ayew, levava perigo ao arqueiro Neuer. Um fato foi muito relevante para Gana não conseguir sacudir o filó foi que o sempre eficiente atacante Gyan não esteve bem na partida. Os gols marcados pela Austrália, que abriu 2 x 0 diante da Sérvia, serviram para diminuir um pouco o ímpeto de Alemanha e Gana, porém é possível dizer, sem medo de errar, que ambos buscaram a classificação a todo instante e são realmente as melhores equipes do grupo. Exceto um milagre da Costa do Marfim, Gana será a única representante do continente africano na 2ª fase e, a meu ver, fará um belíssimo duelo contra o Estados Unidos. Já sobre Alemanha x Inglaterra, será demais ver um duelo entre estas duas forças sabendo que quem perder pega o avião de volta para casa.

------------------------------------------------------------------------

MANDOU MAL!

- Se a Eslovênia passasse todo o jogo apenas segurando a Inglaterra, já que o empate lhe classificaria, não seria um equívoco, já que a fragilidade da equipe é compatível com uma postura mais retraída diante de um adversário mais qualificado. O problema é que mesmo sofrendo um gol aos 21 minutos da 1ª etapa, a Eslovênia só resolveu jogar bola nos minutos finais. Como EUA e Argélia empatavam no outro jogo, resultado que classificava a Eslovênia mesmo com a derrota, os eslovenos não buscaram o empate que garantiria a classificação e preferiram deixar o tempo correr. O castigo veio depois do apito final da derrota diante da Inglaterra, quando o EUA, ainda em campo contra a Argélia, conseguiu marcar com o ótimo Landon Donovan o gol que o classificou. A Eslovênia, após estrear vencendo a Argélia, poderia conseguir o feito de passar de fase. Porém, abriu 2 x 0 contra o Estados Unidos e permitiu o empate, além de passar um tempo e meio do duelo contra a Inglaterra apenas se defendendo, mesmo estando perdendo por 1 x 0. Pagou com a classificação o fato de não saber segurar uma vitória e nem buscar um empate.

------------------------------------------------------------------------
CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- O treinador com mais vitórias na história da Copa do Mundo é o alemão Helmut Schön, que comandou a Alemanha em todos os Mundiais de 1966 até 1978, com 25 vitórias. Já o único técnico que conquistou dois títulos é o italiano Vittorio Pozzo, Bicampeão com a própria Itália em 1934 e 1938. Quando o assunto é número de vitórias consecutivas, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, possui 11 triunfos seguidos, sendo 7 com o Brasil (2002) e 4 com Portugal (2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário