segunda-feira, 28 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - BRASIL X CHILE

Olá amigos do FUTEBOLA!

Brasil 3 x 0 Chile

Com muita naturalidade e consciência o Brasil sapecou 3 x 0 no Chile e garantiu a vaga nas quartas-de-final da Copa do Mundo, onde enfrentará a Holanda.

Pouco tempo depois do início da partida já era possível perceber que o Chile vinha mais fraco do que nas rodadas anteriores. Duas das principais, talvez as duas principais, armas chilenas foram anuladas antes de o juiz apitar. O ala-direita Isla, muito bom ofensivamente e que poderia complicar o sistema defensivo brasileiro, foi escalado de meio-campo, o que diminuiu o poder ofensivo do Chile pelo lado direito. Outra opção do treinador Bielsa que também ajudou o Brasil foi o Suazo começar jogando no lugar do Valdívia. Enquanto Valdívia poderia confundir a retaguarda brasileira com sua movimentação, Suazo ficou estático lá na frente, sendo presa fácil para Lúcio e Juan. Como se estas duas opções chilenas não bastassem, Dunga ainda acertou em cheio com a escalação do Ramires no lugar do Felipe Melo. Resumindo: as escolhas dos dois treinadores facilitaram bastante o jogo para o Brasil.

Como era de se esperar, o Chile adotou uma postura ofensiva, deixando espaços atrás e dando liberdade para os brasileiros trabalharem ofensivamente. Nos primeiros 15 minutos de jogo o Brasil levou perigo com Luís Fabiano, Gilberto Silva e Ramires. Muito bem postado em campo, o Brasil não sofria sofria sustos defensivos e aguardava calmamente surgir uma oportunidade de encaixar suas principais armas: a bola parada e o contra-ataque. E elas não tardaram a surgir. Em um intervalo de quatro minutos, entre os 34 e 38, o Brasil balançou as redes duas vezes e deixou sua classificação muito bem encaminhada. Primeiro Maicon cobrou córner na cabeça de Juan que foi perfeito e sacudiu o barbante. Vale ressaltar o gosto de Juan por fazer gols no Chile. Dos sete gols que marcou com a “camisa canarinho”, quatro foram contra os chilenos. Logo depois de abrir o placar, Robinho arrancou pela esquerda e tocou a redonda para Kaká que só empurrou para Luís Fabiano driblar o goleiro Bravo e ampliar. Que trio ofensivo! Que contra-ataque! Que golaço!

Depois do intervalo o Chile até melhorou sua produção ofensiva, que havia sido nula na 1ª etapa. A entrada do Valdívia, presente em três dos cinco lances de perigo que o Chile criou neste 2º tempo, foi o fator principal para a evolução da equipe. Porém, o Brasil não caiu na bobeira de ficar apenas recuado e, aos 14 minutos, fechou o jogo. Uma arrancada do Ramires, que jogou um partidaço, terminou nos pés do Robinho que marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo. Se antes desta partida a única coisa que poderia ir contra a escalação do Ramires era o fato de ele poder sentir o peso um jogo de Copa do Mundo, agora não existe mais nada. Seja na qualidade dos passes, seja nas arrancadas rumo ao ataque, o Ramires é muito mais jogador do que o Felipe Melo. Pena que por culpa sua, e também do Dunga que poderia tê-lo tirado de campo, Ramires recebeu seu segundo amarelo na Copa e está fora do duelo contra a Holanda.

Com 3 x 0 no placar, o jogo ficou irreversível e, apesar de Brasil e o Chile terem criado oportunidades, ninguém mais levantou o véu da noiva. Dentre as chances desperdiçados por ambos os lados vale citar uma excelente defesa do Júlio César, em chute do Suazo, e uma arrancada maravilhosa do Michel Bastos, aos 46 minutos, que quase se transformou no gol mais bonito da Copa.

A defesa, com Juan jogando uma barbaridade, esteve em excelente jornada. O meio-campo foi perfeito na marcação e ao iniciar as jogadas ofensivas. Luís Fabiano e Robinho mostraram que o ataque está afiadíssimo. A bola parada e o contra-ataque mais uma vez funcionaram com extrema eficiência. Se repetirmos todos estes pontos positivos, temos tudo pra mandar a Holanda de volta pra casa.

------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- Apenas dois jogadores conseguiram marcar ao menos 5 gols em duas edições da Copa do Mundo. O peruano Cubillas alcançou esta marca balançando as redes nos Mundiais de 1970 e de 1978. Já o alemão Klose realizou o feito de marcar 5 gols nas Copas de 2002 e 2006. Se marcar mais 5 gols em 2010, Klose ficará com um total de 15 gols e alcançará o brasileiro Ronaldo como maior artilheiro da história dos Mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário