quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CAMPEONATO CARIOCA 2011 - TAÇA GUANABARA - 3ª RODADA

GRUPO A
Volta Redonda 1 x 1 Nova Iguaçu
América 1 x 4 Resende
Flamengo 2 x 0 Americano
Boavista x Vasco – 27 de janeiro

GRUPO B
Bangu 1 x 0 Duque de Caxias
Olaria 2 x 0 Cabofriense
Botafogo 4 x 1 Madureira
Fluminense x Macaé – 27 de janeiro


Botafogo 4 x 1 Madureira – Engenhão

Depois de sapecar 5 x 0 na Cabofriense no último fim de semana, o Botafogo goleou o Madureira por 4 x 1, se tornou o ataque mais positivo e manteve os 100% de aproveitamento no Cariocão.

Novamente organizado no 3-5-2, o Botafogo adentrou o gramado com Jefferson, João Felipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas, Bruno Thiago, Marcelo Mattos, Somália e Renato Cajá; Loco Abreu e Herrera. Pelo lado do Madureira, o treinador Antônio Carlos Roy mandou sua equipe para o campo com o mesmo esquema tático do adversário: Cléber; Victor Silva, Edmílson e Douglas Assis; Valdir, Rodrigo, Vinícius, Da Costa e Michel; Maciel e Adriano Magrão.

Se após a vitória na estréia do Carioca, sobre o Duque de Caxias, Loco Abreu opinou que o Botafogo estava atuando de maneira exageradamente defensiva, o uruguaio deve ter adorado os primeiros 15 minutos da sua equipe nesta partida. Poucos segundos após o apito inicial Marcelo Mattos realizou uma jogada de outro mundo, dando dois chapéus seguidos e arrematando de fora da área. A bola passou perto da trave, mas se entrasse seria um dos gols mais lindos da história do Cariocão. Embalado por este lindo lance, o Fogão continuou bem postado ofensivamente, chegando perto de abrir o placar com o zagueiro-artilheiro Antônio Carlos e com o argentino Herrera. E o gol iria sair dos pés do próprio Herrera, que aproveitou cruzamento do Lucas e falha do zagueiro Victor Silva e só teve o trabalho de empurrar a redonda para o fundo do gol.

Com a vantagem no marcador, toda a alegria do Loco Abreu em ver o Fogão pressionando o adversário deve ter ido embora. Bastou o gol do Herrera para a postura alvinegra mudar e aquela equipe que atacava em quantidade e com qualidade deu lugar a uma que apenas se defendia e não conseguia arquitetar mais uma trama ofensiva. Diante desta atitude do Botafogo, o Madureira colocou as manguinhas de fora e partiu em busca do empate. Em um intervalo de 10 minutos, entre o minuto 30 e o 40, o Madureira deu um trabalho enorme ao goleirão Jefferson, criando nada menos do que quatro boas oportunidades de gols. Em ordem cronológica: Da Costa invadiu a área pela esquerda e mandou uma bomba que Jefferson defendeu e a pelota ainda explodiu na trave, Adriano Magrão deu passe para Maciel arrematar para fora, Adriano Magrão finalizou quase à queima roupa para magnífica defesa do Jefferson e, por último, Valdir cobrou córner e Adriano Magrão quase empatou de cabeça. Foi uma baita pressão do Tricolor Suburbano. Porém, para dar mais um exemplo àqueles que adoram dizer que “quem não faz, leva”, Loco Abreu sacudiu o filó em cobrança de pênalti aos 43 minutos. No lance que originou a penalidade, o zagueiro Douglas Assis recebeu cartão vermelho por impedir com o braço o que seria gol do Antônio Carlos.

Para a 2ª etapa, Joel Santana resolveu mandar o “Talismã” Caio para o jogo, com o objetivo de explorar os espaços que iriam surgir no sistema defensivo do Madureira pela expulsão do Douglas Assis. E o Caio entrou muito bem na partida, dando a movimentação ofensiva que o Herrera não estava conseguindo e tentando organizar as jogadas que deveriam ser organizadas pelo sumido Renato Cajá. No entanto, apesar da vontade com a qual o Caio entrou na partida, o Fogão parecia mesmo querer levar o jogo em banho maria. Até os 25 minutos da 2ª etapa, período no qual o Madureira praticamente só se defendeu, o Botafogo, sem se esforçar nem um pouco, assustou muito pouco o goleiro Cléber, conseguindo apenas arremates do Lucas e do Renato Cajá, ambos em assistências do Caio, e um chute longo do Marcelo Matos, que, diga-se de passagem, realizou boa partida.

O jogo apresentava este panorama de um Botafogo atacando sem pressionar e o Madureira recuado quando, aos 29 minutos, o ala-direito tricolor Valdir, o melhor jogador do Madueira em campo, aproveitou uma bobeada do sistema defensivo alvinegro e diminuiu o escore. O gol do Madureira poderia complicar a partida para o Botafogo, porém ocorreu justamente o contrário. Sentindo que a zabra tricolor poderia surgir a qualquer momento, o Fogão reacendeu e chegou ao terceiro gol aos 36 minutos com o Alessandro, que entrara em campo 5 minutos antes, recebendo suculento passe do Caio. Poucos tempo depois, aos 43, foi a vez de Caio receber cruzamento do Renato Cajá e deixar a sua marca. Este foi o terceiro gol do “Talismã” no Cariocão e o colocou no topo da artilharia do torneio.

Com a vitória, o “Glorioso” alcançou a liderança isolada do grupo B e só saíra de lá caso o Fluminense goleie o Macaé nesta quinta-feira por uma diferença de cinco gols.

JOGADA RÁPIDA!

Mesmo com um homem a mais desde os 19 minutos da 1ª etapa, o Flamengo suou muito para vencer o Americano. Os motivos para a dificuldade encontrada pelo Flamengo são diversos: Um estreante Thiago Neves totalmente fora de tempo de jogo, Léo Moura mais apagado do do que nas partidas anteriores, Renato Abreu não rendendo o esperado por estar deslocado para a lateral-esquerda, Deivid novamente perdido no ataque... A vitória rubronegra só chegou pois a retaguarda campista bobeou duas vezes e o nada badalado centroavante Wanderley mostrou um surpreendente cheiro de gol, sacudindo o filó por duas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário