segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR 2011- FASE DE GRUPOS - 3ª RODADA

10 de janeiro
Osasco 0 x 1 Vasco – Grupo E
São José x Flamengo – Grupo K
11 de janeiro
Taubaté x Fluminense – Grupo S
Paulínia x Botafogo – Grupo U

Pela última rodada da fase de grupos da Copinha, o Vasco bateu o Osasco em duelo válido pelo Grupo E e garantiu sua vaga na próxima fase da competição. Como já estava praticamente classificado antes mesmo de enfrentar o Osasco, lanterna do grupo sem um único pontinho, o Vasco apresentou, principalmente na 1ª etapa, um ritmo muito lento, quase como se estivesse treinando. Nem mesmo a presença do DNA de dois dos maiores nomes da história do “Gigante da Colina”, com Andrey e Rodrigo Dinamite, filhos, respectivamente, do “Pequeno Príncipe” Geovani e do Roberto Dinamite, em campo, ajudou o Vasco a ser superior na etapa inicial. Pelo lado do Osasco, um 1º tempo de muito pouca inspiração ofensiva e uma ótima atuação do zagueiro Agnaldo, um jogador que deve ser olhado atentamente pelo técnico da equipe adulta, o Vampeta (isso mesmo, amigos, o Vampeta é o treinador da equipe adulta do Osasco). Após o intervalo, o Vasco manteve o volume baixo, porém conseguiu abrir o placar com um golaço de fora da área do Luciano e conquistou sua terceira vitória seguida no torneio. Vitória esta que por pouco não se tornou empate, já que o Osasco acertou a trave em cobrança de falta do volante Jonas, aos 39 minutos, e a rede pelo lado de fora com o goleiro Lucas, após cobrança de córner, já nos acréscimos. Apesar da presença de filhos de grandes craques e do final de jogo emocionante, com o goleiro Lucas quase empatando o escore, o momento mais divertido da partida foi o tombo que o maqueiro sofreu enquanto levava o atacante vascaíno Willem para fora de campo. Amigos, acreditem, o maqueiro se contundiu e teve de ser atendido no gramado!

Ainda nesta segunda-feira, o Flamengo enfrenta o São José pelo Grupo K necessitando da vitória para se classificar. Caso o Rubronegro conquiste os três pontos, só não irá se classificar como primeiro do grupo se o Mogi Mirim vencer o Gurupi (TO) e tirar um diferença de 5 gols de saldo em relação ao Mengão. Já na terça-feira, o praticamente classificado Fluminense enfrentará o lanterna do Grupo S Taubaté. O Tricolor só não será o líder do grupo se perder sua partida e o vencedor do duelo entre Sertãozinho e Nacional (AM) tirar uma diferença de 9 gols de saldo. Também na terça-feira o Botafogo buscará sua classificação diante do Paulínia, pelo Grupo U. Com 4 pontos e 4 gols de saldo, o Glorioso disputa a vaga com o Rio Preto (4 pontos e 2 gols de saldo) e o próprio Paulínia ( 3 pontos e 2 gols de saldo). Abre o olho Fogão!

Um comentário:

  1. O Flamengo venceu por 3 x 0 mas mesmo assim não ficou em primeiro lugar porque o Mogi goleou o Gurupi por 8 x 0, levando a vantagem nos gols pró. Mesmo em segundo lugar o Flamengo ainda tem chances de se classificar porque fez 7 pontos e um bom saldo de gols, podendo ficar com uma das vagas abertas para os melhores segundos colocados.

    Pelo que assisti dessa primeira fase pude notar que o atual time juvenil do Flamengo tem alguns jogadores que parecem ter um bom futuro, por exemplo o Adrian, Lorran, Muralha, Negueba e Tomas. Acho realmente que desta vez a base promete mais do que nos últimos anos.

    É essencial que o Vanderlei Luxemburgo abra os olhos para a base e, com responsabilidade, dê chance aos garotos de treinar com os profissionais e participar de algumas partidas. Também é importante que ele estabeleça pontos de contato entre o seu trabalho e o trabalho da comissão técnica dos juvenis.

    Pelo menos nesse início de ano parece que ele vem fazendo isso. Chamou alguns jogadores para treinar com o time principal em Londrina. Uns estão lá em caráter permanente; outros têm atuado ao mesmo tempo em Londrina, com os profissionais, e no estado de SP, na disputa da Copinha.

    Só que o time principal deve ser bem montado para receber com segurança os juvenis. Caso contrário eles podem acabar assumindo uma responsabilidade exagerada e serem queimados precocemente. Ainda mais no Flamengo, onde os insucessos repercutem muito mais do que em outros clubes. Este problema, diga-se de passagem, já ocorreu algumas vezes na história recente do clube.

    Penso que não é contratando apenas Ronaldinho Gaúcho e algumas apostas que, em princípio, chegam para compor o elenco, que o Flamengo montará um time forte. Outras contratações são necessárias.

    Começando pela lateral esquerda. O Egídio já demonstrou, no Flamengo e em outros clubes, que merece apenas a oportunidade de começar uma temporada na reserva. É também o caso do volante Fernando, que não jogou bem na temporada passada e, mesmo assim, vem sendo escalado pelo técnico como titular nos coletivos. Com a saída de Correa e Kleberson, o time precisa, ao meu ver, contratar um bom volante para a posição.

    Já o grande problema que os meias tiveram com a armação de jogadas no Campeonato Brasileiro de 2010 poderá ser bem resolvido com a chegada de Ronaldinho Gaúcho (caso ele se prepare seriamente) e com a possível contratação do Thiago Neves. No gol o Felipe também foi uma contratação "de peso".

    ResponderExcluir