quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

COPA DA ÁSIA 2011 - FASE DE GRUPOS



RESULTADOS

Grupo B
Jordânia 1 x 0 Arábia Saudita
Síria 1 x 2 Japão

Síria 1 x 2 Japão – Estádio Qatar SC, Doha

Em jogo emocionante o Japão bateu a Síria por 2 x 1 e alcançou a liderança do Grupo B da Copa da Ásia. Na última rodada os japoneses enfrentarão a já eliminada Arábia Saudita, enquanto Síria e Jordânia fazem um jogo que promete ser disputadíssimo.

Entre o apito inicial e o intervalo do duelo, o Japão exerceu amplo domínio sobre a Seleção Síria, alcançando, nesta 1ª etapa, 68% de posse de bola. E não foi aquela posse de bola infértil, mas sim uma posse de bola que resultou em diversas tramas ofensivas bem arquitetadas e boas oportunidades de gols criadas. Com a dupla de volantes Endo e Hasebe se apresentando muito bem para o jogo, os japoneses se postaram quase que integralmente no campo de defesa sírio e as chances de abrir o placar foram surgindo naturalmente. Os nipônicos já haviam chegado perto de balançar as redes em cabeçadas do o atacante Maeda e do zagueiro Kono quando, aos 34 minutos, Honda escapou pela direita, cruzou para Kagawa e, após bela antecipação do bom goleiro sírio Balhous, Hasebe aproveitou o rebote para sacudir o barbante. A vantagem no placar não fez o Japão relaxar em campo, pelo contrário, já que por duas vezes o Maeda teve a chance de ampliar a vantagem, após receber passes açucarados do Hasebe e do Endo.

Após o intervalo, logo aos 3 minutinhos, e novamente com o Maeda, o Japão jogou fora outra possibilidade de colocar 2 x 0 no escore. No entanto, o 2º tempo não se mostrou um espelho do primeiro e a Síria começou a colocar as manguinhas de fora. E o principal responsável pela evolução ofensiva dos sírios na partida foi o meia Al Kathib, que entrara no intervalo. Com muita vontade e sem medo de assumir a responsabilidade de levar à equipe ao ataque, Al Kathib comandou a Síria rumo ao empate, que se não surgiu após cabeçada do zagueiro Dyab, veio na cobrança de pênalti do próprio Al Kathib, aos 30 minutos. Vale dizer o pênalti que resultou no empate surgiu após duas enormes bobeadas, uma do Hasebe, que errou feio na saída de bola, e outra do árbitro. Após o passe errado do Hasebe, a redonda foi parar nos pés do jogador da Síria que tocou para o atacante Malki, porém o juiz pensou que o passe tivesse sido dado pelo defensor japonês, não marcou impedimento, assinalou penalidade máxima e ainda expulsou o goleiro Kawashima.

Porém, a festa da grande torcida síria presente no estádio duraria pouco tempo, pois, aos 33 minutos, Okasaki recebeu bela assistência do Endo e foi derrubado na área pelo lateral-direito Abduldaim. Na cobrança da penalidade Honda bateu quase no meio do gol e devolveu a vantagem aos nipônicos. A emoção do duelo não parou por aí. Com um homem a mais em campo, a Síria partiu para o ataque e quase conquistou o empate por duas vezes, ambas em finalização do Al Kathib, que não pode ser reserva desta Seleção Síria de maneira alguma.

A 3ª rodada da fase de grupos tem tudo para confirmar o Japão na próxima fase. Contudo, sobre o duelo entre Jordânia e Síria fica muito difícil fazer qualquer previsão, mesmo com a Jordânia tendo a vantagem do empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário