sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

COPA DA ÁSIA 2011 - FASE DE GRUPOS

Grupo A
Qatar 0 x 2 Uzbequistão
Kuwait x China – dia 08 de Janeiro

Qatar 0 x 2 Uzbequistão – Khalifa International Stadium, Doha

Na abertura da Copa da Ásia 2011, o Uzbequistão bateu o Qatar, anfitrião do torneio, e iniciou com o pé direito sua campanha no Grupo A da competição. O duelo foi uma ótima chance de acompanhar como anda o futebol em dois países que recentemente recebram destaque na mídia esportiva brasileira. O Uzbequistão devido às passagens de Felipão, Zico e Rivaldo pelo país e o Qatar por ter sido escolhido como país sede da Copa do Mundo de 2022.

Realizando uma análise somente do que ocorreu durante os 90 minutos desta partida de abertura, o Uzbequistão apresenta um futebol bastante superior ao qatariano, principalmente nos quesitos técnico e tático. Do apito inicial ao final, foram poucos os momentos nos quais o Uzbequistão não foi o senhor da partida. Bem organizado taticamente, no esquema que está mais na moda, o 4-2-3-1, a Seleção Uzbeque conseguia penetrar no sistema defensivo rival por diversas maneiras diferentes, sendo o meia esquerda Khasarov e o atacante Geyrrinkh os homens de frente que mais trabalhavam. O melhor momento do Uzbequistão na 1ª etapa ocorreu durante os primeiros 20 minutos, quando a equipe acertou duas vezes a trave qatariana. Depois desta primeira metade do 1º tempo na qual a superioridade uzbeque foi enorme, o jogo diminuiu de volume e o Qatar quase abriu o placar no final da etapa em cobrança de falta do Fábio César, brasileiro naturalizado qatariano, que também acertou o poste.

Após o intervalo o Qatar até tentou impor um maior ritmo ofensivo e esteve novamente perto de abrir o placar em outra jogada do Fábio César, sem dúvidas o jogador de melhor técnica na equipe, mas a maior força do Uzbequistão voltou a prevalecer e os donos da casa não conseguiram alegrar seus torcedores. Se na 1ª etapa as oportunidades criadas pelos uzbeques não encontraram o caminho do gol, após o intervalo a situação se modificou. Primeiro, aos 12 minutos, o zagueiro Akhmedov acertou um tijolo de fora da área e marcou um Golaço, assim mesmo com “G” maiúsculo. Depois, aos 30, o qatariano Khalfan, que entrara no jogo havia pouco tempo, tentou virar uma bola no sistema defensivo e a deixou limpinha para o uzbeque Djeparov ampliar a vantagem.

Os classificados do Grupo A irão enfrentar os do Grupo B, que contém o Japão e a Arábia Saudita, duas das maiores potências asiáticas. Pela atuação apresentada nesta estréia, apesar de ter enfrentado um adversário de baixo nível técnico e tático, o Uzbequistão parece que pode crescer na competição e fazer frente às Seleções mais tradicionais. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário