terça-feira, 11 de janeiro de 2011

COPA DA ÁSIA 2011 - FASE DE GRUPOS

Grupo D
Coréia do Norte 0 x 0 Emirados Árabes
Iraque 1 x 2 Iran

Iraque 1 x 2 Iran – Estádio Ahmed bin Ali, Doha

Da mesma maneira que o esporte influencia a sociedade em diversos níveis, o que ocorre na sociedade influencia também o esporte. Envolvidos em uma guerra que resultou na morte de mais de um milhão de pessoas durante a década de 80, é fácil imaginar o tamanho da rivalidade existente entre Iran e Iraque. E esta rivalidade pôde ser vista em um disputadíssimo duelo de futebol entre estes países, válido pela 1ª rodada da fase do Grupo D da Copa da Ásia, que terminou com a vitória de virada do Iran.

Com um início de partida mais incisivo, o Iraque apresentou maior poder ofensivo que o adversário e, após o bom atacante Younis perder um gol logo aos 3 minutinhos, o mesmo Younis abriu o placar aos 12 minutos, depois de cruzamento perfeito do lateral esquerdo Mahdi e assistência de cabeça do Raza. Mesmo com a desvantagem no escore, o Iran não se desesperou e aos poucos conseguiu se organizar na partida, quase empatando o placar aos 23 minutos, em excelente cobrança de falta do Mobali que o zagueiro Aghli cabeceou para grande defesa do Mohammed. O 1º tempo corria e apesar do Iran mostrar uma maior vontade ofensiva, afinal estava atrás no placar, nenhuma das equipes conseguia controlar o duro e pegado duelo. Até mesmo nos minutos finais da etapa inicial, quando o jogo esquentou, o equilíbrio foi mantido. Se aos 41 minutos o impetuoso meia direita Rezaei empatou a partida para o Iran após linda assistência do Andranik, aos 44 e 45 minutos o Iraque criou duas grandes oportunidades de ir para o intervalo com a vitória parcial e deu muito trabalho ao arqueiro Rahmati. A primeira oportunidade surgiu em jogada do meia esquerda Hawar e finalizada pelo Alaa, e a segunda foi um tijolo de fora da área do lateral direito Samal.

Após o intervalo os dois times diminuíram o volume e a partida caiu em emoções. Durante toda a primeira metade da 2ª etapa nenhuma oportunidade clara de gol foi criada e os sistemas defensivos se sobressaíram sobre os ataques. No entanto, mesmo durante este período infértil, a rivalidade continuava ditando o ritmo do confronto e o jogo se manteve muito disputado. Quando as chances de balançar as redes voltaram a aparecer, mais igualdade, com o Iraque chegando bem pela direita com o Raza e o Iran em trama entre Goulami e Rezaei. O jogo caminhava para o apito final com as duas equipes buscando a vitória, porém com dificuldades para arquitetar boas tramas ofensivas. Foi então que, aos 38 minutos, em jogada de bola parada, uma forte arma da Seleção Iraniana, Mobali alçou a redonda na área, ninguém a desviou e e ela foi parar no fundo do barbante, decretando vitória do Irã.

A vitória sobre o rival Iraque, atual Campeão da Copa da Ásia, é de grande valia para a Seleção Iraniana, que na próxima rodada terá outro difícil duelo pela frente, desta vez contra a Coréia do Norte, Seleção presente na última Copa do Mundo. Já o Iraque, pelo futebol apresentado nesta estréia, ainda pode sonhar com a classificação para a próxima fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário