terça-feira, 29 de junho de 2010

COPA DO MUNDO - OITAVAS-DE-FINAL

Olá amigos do FUTEBOLA!

Paraguai 0 (5) x (3) 0 Japão
*Espanha 1 x 0 Portugal

*jogo assistido
------------------------------------------------------------------------

No clássico ibérico que decidiu quem avançou para a fase quartas-de-final da Copa do Mundo, a Espanha engoliu Portugal, apesar de o placar não mostrar isto, e mostrou que segue firme e forte em busca do caneco.

Antes de começar a elogiar a atuação espanhola, a meu ver uma das melhores apresentações deste Mundial, gostaria de analisar o patético desempenho de Portugal, não só nesta partida, mas em todo o torneio. Não tenho nada contra equipes que priorizam o sistema defensivo como alternativa para conquistar vitórias, porém tenho muito contra equipes que apenas se defendem e não apresentam nenhuma mentalidade ofensiva. Não vejo nenhuma ofensa ao bom futebol em um time ser montado para jogar sem a bola nos pés, explorando contra-golpes e os buracos deixados pelo adversário que busca o ataque. Entretanto, o que Portugal apresentou durante esta Copa do Mundo, exceção feita à histórica goleada de 7 x 0 sobre a Coréia do Norte, foi uma vergonha diante do que poderia ter feito. A própria sapecada sobre os norte-coreanos mostraram que Cristiano Ronaldo e cia poderiam enfrentar qualquer adversário sem permanecer apenas se defendendo, pois armas para “agredir” seus rivais não faltariam. O lateral-esquerdo Fabio Coentrão mostrou em poucos jogos que possui boa qualidade ofensiva; Raul Meireles é um volante moderno que, se não fosse tolido por um esquema defensivo, poderia participar ativamente de tramas ofensivas; Deco, apesar de não estar rendendo metade do que poderia, não deveria ser preterido para a entrada de Pepe ou Tiago, dois volantes que não possuem qualidade com a redonda nos pés. Ou seja, Portugal tem sim capacidade para montar uma equipe que possua uma estratégia diferente da de apenas se defender e esperar Cristiano Ronaldo fazer uma jogada de melhor do planeta. Para se ter uma idéia da vergonha ofensiva que foi neste Mundial, Portugal terminou os duelos contra a Costa do Marfim, o Brasil e a Espanha sem balançar as redes. E mais! Nestes jogos citados conseguiu criar, somando os três, apenas 8 boas oportunidades de gols. Para critério de comparação, somente neste Espanha x Portugal, os espanhóis construíram 10 chances de sacudir o filó. Realmente esta Seleção Portuguesa não vai deixar nenhuma saudade nos admiradores da Copa do Mundo.

Agora sim vamos falar de bom futebol, vamos falar da Espanha. Com apenas 12 minutinhos de jogo, os espanhóis já haviam levado perigo ao goleiro português Eduardo em quatro oportunidades. Duas vezes com Fernando Torres e mais duas com David Villa, que está voando baixo jogando aberto pelo lado esquerdo, a Espanha por pouco não abriu o marcador. Enquanto Villa inferniza de ponta-esquerda, Iniesta não guarda sua posição na ponta-direita e se movimenta bastante, dificultando, e muito, a retaguarda adversária. Quando encosta no Xavi, que atua centralizado, o poder de criação do ataque espanhol cresce bastante. Depois das citadas quatro oportunidades, a Espanha encontrou problemas para voltar a incomodar a defesa portuguesa. Ficava, como sempre, com a posse de bola, mas não encontrava espaços para infiltrações e as jogadas pelos flancos não davam resultado. Com a chegada do 2º tempo, a posse de bola e o maior pdoer ofensivo espanhóis deram resultado quando Iniesta e Xavi – como joga bola esta dupla! – tabelaram na entrada da área e deixaram Villa livre para marcar. Nem mesmo em desvantagem no placar e com a iminente eliminação Portugal mudou a atitude. O ápice da falta de ousadia portuguesa ocorreu aos 27 minutos da 2ª etapa, com a substituição do volante Pepe pelo outro volante Pedro Mendes. Por outro lado, a Espanha não parava de atacar e em três oportunidades quase ampliou o placar, com Sérgio Ramos, Villa e Llorente, que entrou muito bem no lugar de Fernando Torres.

Uma partida onde a Espanha não foi atacada praticamente em nenhum momento e o goleiro Eduardo foi o único português que merece receber algum destaque, já que evitou um goleada, só poderia mesmo terminar com a vitória da “Fúria”. A cada rodada que passa a Espanha se sente melhor em campo e se acostuma mais com o clima da Copa do Mundo. A meu ver, apesar do pouco peso da camisa em Mundiais, é sim uma forte candidata ao título.

------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO MAIS DA COPA DO MUNDO...

- A partida de Copa do Mundo que contou com o maior número de jogadores diferentes conseguindo balançar as redes foi Iugoslávia 9 x 0 Zaire, no Mundial de 1974, quando 7 iugoslavos sacudiram o barbante. Quando o assunto é um torneio inteiro, e não apenas um jogo, a França de 1982 e a Itália de 2006 terminaram a competição com 10 jogadores diferentes tendo marcado gols.

Um comentário:

  1. Fala Diano!
    Que saudade de vir aqui ler as postagens!
    Tava há mais de duas semanas sem ver nada e agora lí a postagem do Brasil e Chile e da Holanda e Eslováquia, estão muuuito legais!!!
    Pena que estou na informatica aqui da facul e não dá pra ouvir o quadro negro da Holanda, vejo hoje de noite sem falta!
    Abração rapaz, volto em breve e parabéns pelas postagens, já estão bem melhores de quando comecei a lê-las e estou vendo que é esse o ritmo né! QUE PARADA!

    ResponderExcluir